About Me

Virvel Av Morkerhatet - "Metamorphopsia" Review


Não, os Virvel Av Morkerhatet não são noruegueses, apesar do nome. São ucranianos e este é o seu segundo álbum. Embora o primeiro preconceito (a nacionalidade) nos tenha levado ao engano, o segundo (de dizer que se trata de uma proposta de black metal) não, embora o black metal aqui não seja puro. Dissonante, desconfortável, frio e odioso mas também levemente industrial, pelo menos em alguns pormenores que são por demais evidentes como na "Theory Of Distress View". Não será uma ligação demasiado problemática já que estes são dois mundos que se fundem bastante bem.

Para quem julgue que se trata de um novo nome poderá ficar surpreendido ao saber que este é o seu segundo trabalho. Poderá alegar no entanto uma boa desculpa, o primeiro trabalho foi lançado seis anos atrás, uma ausência longa (demais?) mas no final o que interessa mesmo é a música, por isso vamos focar-nos dela. Para já, aquilo que esta ausência trouxe de novo à banda é mesmo esta opção pela mudança de sonoridade. Mudança se calhar é muito forte, se calhar o termo correcto será refinar. E resultou. Não podemos dizer que o trabalho tenha ficado original mas que pelo menos ganhou muitos pontos na intensidade, lá isso ganhou.

O ambiente geral do trabalho é possível que se torne algo cansativo, com a sonoridade das guitarras a soarem monocórdicas mas provavelmente seria esse o objectivo. Uma experiência sonora que provavelmente não será para ter todos os dias, com temas como "Weapon To Be Found Only In The Mind Of Man" e "Stupefying Taste Of Henbane. Coma Ritual" a terem uma intensidade (e intensidade não é sinónimo de blastbeats e gritos e seja o que for. Nas vezes em que é mais bem sucedida é através do ambiente criado. Um trabalho surpreendente, que requer habituação, paciência, mas que depois dará as devidas recompensas.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira