About Me

Sleepy Hollow - "Tales Of Gods And Monsters" Review


Correndo o risco, ou sabendo de antemão que nos vamos repetir, o heavy metal norte-americano é inconfundível e aos Sleepy Hollow acenta-lhe o preconceito que nem uma luva. A banda já tem uma carreira com quase trinta anos, sendo que a estreia é já datada de 1991. Embora a banda de New Jersey não tivesse propriamente cessado actividades, teve um período de silêncio que durou mais de vinte anos. Apenas em 2012 se deu o regresso aos álbuns de originais com "Skull 13". Quatro anos depois, eis o terceiro álbum de originais, este "Tales Of Gods And Monsters" que nos deixa muitas boas indicações em relação à vitalidade da banda.

Estes quatro anos servirão para nos trazer mudanças de no alinhamento, com dois novos membros, ambos participando também nos Altar Of Dagon, sendo eles Saculus von Doom e Chapel Stormcrow, no baixo e voz respectivamente. Este último traz um sabor mais doom clássico à banda, um sabor que até nem fica desajustado ao instrumental. Logo a abrir temos um grande tema de heavy metal tipicamente norte-americano, "Black Horse Named Death", que só tem o defeito de ter um refrão que soa de forma cómico principalmente se não soubermos o título da música - soa sempre a outra coisa qualquer estapafúrdia.

A vertente doom acaba por encontrar lugar em temas mais compassados como "Sons Of Osiris", "Baphomet" e "On Blackened Seas", mas o heavy metal mais energético de temas como "Bound By Blood" e "Shapeshifter" também surge para dar o ar da sua graça. Se em termos de composição a coisa não corre mal, em termos de produção, o som acaba por soar demasiado etéreo e pouco orgânico para uma banda de heavy metal tradicional, principalmente a nível do som da guitarra solo, que acaba por se revelar irritante sempre que ouvimos os leads. Apesar disto, é um álbum de qualidade acima da média que faz jus ao que a banda já editou, apesar da aproximação à sonoridade doom.


Nota: 6.9/10

Review por Fernando Ferreira