About Me

Split Heaven - "Death Rider" Review


O México pode não ser uma grande potência no metal, mas em termos de consistência os Split Heaven mostram que têm feito um bom serviço para colocar o seu país no mapa do metal. O anterior álbum "The Devil's Bandit", aqui revisto cerca de dois anos e tal atrás, mostrava uma banda com paixão genuína ao heavy metal e que apresentava apenas um pequeno problema: não tinha músicas memoráveis. É com essa questão mais ou menos fresca na nossa memória que arrancamos para este "Death Rider", o quarto álbum de originais da banda.

Portanto, perante a questão com que tínhamos acabado no álbum anterior, restava saber se aqui a coisa estaria melhor. O tema título que inicia o álbum mostra logo grandes melhorias, com uma grande malha de heavy metal bruto, musculado e ainda assim virtuoso. A banda apresenta-se com um novo vocalista, que tem algum impacto nesta mudança, com um timbre próprio do heavy metal norte-americano. Mesmo em alguns momentos mais compassados ("Awaken The Tyrant", "Talking With The Devil" e "Destructor"), no geral o foco é mesmo o heavy metal bruto e uptempo ("Battle Axe", "To The Fallen" e "Speed Of The Hawk").

Com uma dinâmica que não existia antes, músicas superiores e técnica apurada (bons solos, boas harmonias, segurança rítmica), "Death rider" é um álbum superior em todos os sentidos. Não estamos a dizer de que se trata de um álbum em que as músicas entram todas à primeira mas algumas andam lá bem perto. Para quem ainda não conhece, sendo fã de heavy metal tradicional, tem aqui um grande álbum e banda a descobrir. Para quem já os conhecia ficará agradavelmente surpreendido por este conjunto superior de músicas. Vale a pena conferir como se faz heavy metal como deve de ser no novo milénio.


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira