About Me

Apelsinovaya Krevetka - "Входящие" Review


Se conseguirem ler e perceber tanto o nome da banda como o nome do trabalho, o terceiro álbum da banda russa, este missiva provavelmente poderá insultar-vos. Não queremos de modo nenhum soar intolerantes com qualquer nação, mas… o facto é que é-nos difícil analisar este trabalho. E nem é tanto pelo facto de ser cantado em russo – afinal já analisámos (e gostámos e gostamos) muitas propostas que não são nem em português nem inglês. Até achamos bem que se use e tenha orgulho na sua língua nativa, algo que se calhar deveríamos ter mais do que temos. O problema não é uma questão de nacionalismo. O problema é mesmo a questão prática que levanta.

O que é que nos adianta dizer que a primeira música (“Клубничный калибр”) deste trabalho é uma proposta banal que junta metal com mais groove (não querendo de chamar nem de thrash metal nem de groove metal) e que nos soa completamente derivativa quando a única forma de identificar a mesma é através de um copy paste já que não conseguimos identificar sequer os caracteres que contem? É logo à partida uma barreira entre a música e o ouvinte. Mas vamos lá ver bem as coisas… se fosse música extraordinariamente cativante, até podiam escrever as letras em marciano, que a malta apreciava – veja-se o exemplo mais recente caso, o último álbum dos Rorcal que tem os títulos em grego arcaico.

E esse é problema com este trabalho, "Входящие" (abençoado copy/paste). Não tem músicas que se tornem suficientemente interessantes para que se supere a barreira provocada pela linguagem. E também é um bocado difícil de levar a sério quando temos músicas como a “Кожа поехала в сторону спального микрорайона” (abençoado copy/paste)  que nos parece uma espécie de polka funkosa vinda dos infernos mas em mau. As duas músicas que acabam o álbum são instrumentais e acabam por ser as mais interessantes principalmente a ”Исконно вбивающий ужъ” (abençoado copy/paste).

A linguagem é apenas uma desculpa para dizer que este trabalho é fraquinho, fraquinho…


Nota: 3/10

Review por Fernando Ferreira