About Me

DCTV - "Confusion Moderne" Review


Por vezes aparecem-nos coisas estranhas. Os DTCV são apenas mais um exemplo. Este é um projecto que nasce da junção entre James Greer, ex-membro dos Guided By Voices, com a vocalista grancesa Guylaine Vivarat, uma mistura que poderá soar muitas coisas aos nossos leitores. Aqueles que gostam de coisas mais experimentais e suaves (onde podemos incluir o garage rock até ao shoegaze mais directo) não encontrarão dificuldades em apreciar este “Confusion Moderne”. Todos os outros… bem, podemos já dizer que é melhor passarem à frente.

Apesar de ser desprovido de teor metálico, este é um álbum (apesar dos seus trinta e quatro minutos, vamos considerar a obra como sendo um álbum) que acaba por rockar consideravelmente. Caso existam dúvidas basta confirmar temas como “Histoire Seule”, “Bourgeois Pop” e “”. No entanto, este é um rock vintage e atéum , apesar de não gostarmos muito da conotação que o termo ganhou nos últimos tempos, retro. Faz-nos recuar até aos tempos idos da década de oitenta.

Também temos alguma esquisitice (“Capital Ennui” e “Soleil 2666” remetem-nos para o imaginário daquele clássico obscuro dos oitentas que é o tema “Voyage Voyage” dos Desireless, que tantos pesadelos provocaram em jovens como nós) e sempre algum travo a pop (“L’Accord Parfait” remete-nos mesmo para a década de oitenta, quando se era jovem e inocente… quer dizer, isto para quem nasceu na primeira metade da década de oitenta ou nos finais da década de setenta) mas no geral é um disco que se ouve bem, mesmo que dificilmente se vá pegar nele para dar uma rodada.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira