About Me

Dark Funeral - "Where Shadows Forever Reign" Review


Os suecos Dark Funeral, que nos vêm visitar este ano no novo festival de Vagos, são um dos grandes do black metal escandinavo sem terem conseguido bem o sucesso de alguns dos seus compatriotas ou dos vizinhos noruegueses. A sua proposta ortodoxa também não permitiu a uma grande abertura, no entanto, por parte do underground, a sua aceitação também nunca foi generalizada, embora seja apreciável. “The Secrets Of The Black Arts” é um clássico do género e da música extrema em geral na década de noventa, no entanto a banda parece que nunca mais conseguiu atingir esses níveis de intensidades.

Ao entrarmos por "Where Shadows Forever Reign" adentro não temos ilusões de que será aqui esse nível é atingido mas podemos dizer que é um dos álbuns mais fortes da carreira da banda sueca. Após alguma instabilidade a nível de formação, a banda estabilizou e em nada se nota essas mudanças já que o seu black metal mostra-se impiedoso como sempre e, acima de tudo, bem potente. Temos aqui alguns cheirinhos dos velhos tempos principalmente no tema título que nos trazem algumas melodias em tremolo picking memoráveis.

Tendo em conta o nível de indiferença que algumas das propostas nos provocam (isto é, não é considerado bom, nem mau, apenas é sentido como mais um álbum de Dark Funeral) este acaba por ser bem eficaz na forma como agarra o ouvinte e como convida a consequentes audições. Malhas como “Unchain My Soul” que abre o álbum e a “Temple Of Ahriman” são bons exemplos de temas que crescem a cada audição que temos. As aparências vão-se desfazendo e este revela-se um pedaço de música negra que vai sem dúvida agradar a todos os fãs que aguardaram sete longos anos por música nova.


Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira