About Me

Phobocosm - "Bringer Of Drought" Review


Segundo álbum dos Phobocosm que andam por ali entre o death metal paquidérmico e o doom metal bruto dos queixos. Esta mistura ficará sempre presente nas nossas memórias pelos primeiros trabalhos de Paradise Lost. É certo que a sonoridade dos canadianos é bem mais extrema e menos dada a melodias cativantes – embora as existam, mesmo dissimuladas – mas mesmo assim, é uma associação que faz todo o sentido. Em relação a este álbum só temos a dizer que “Bringer Of Drought” poderá surgir como uma surpresa para muitos e estabelecer a banda como aquela que é obrigatória acompanhar daqui para a frente.

Temos então quatro temas longos em média (o tema mais curto tem quase seis minutos e o mais longo doze minutos) que nos apresentam uma densidade acima da média e uma atmosfera sufocante na qual ficamos bem viciados. E não se trata apenas de brutalidade atrás de brutalidade, monólito atrás de monólito, temos também aqui momentos próprios de música ambient e detalhes que não ficariam desfasados de uma proposta pós-rock – antes que comecem a retirar conclusões que não têm sustentação no real, deverão ter presentes que se tratam apenas de detalhes.

É um álbum surpreendentemente viciante que acaba por agarrar mais cedo do que suponha, quer pela duração das músicas, quer, principalmente pela densidade das mesmas. Não interessa discernir quando o impacto é bom, importa sentir – e neste caso o que se sente não é assim tão agradável como isso, mas mesmo assim não quer dizer que o vício tenha menos intensidade. Intenso e sem dúvida um grande petardo de death metal movido, lentamente, a doom metal.


Nota: 8.2/10


Review por Fernando Ferreira