About Me

Belenos - "Kornog" Review


One-man-band de culto do underground, Belenos estreou-se com um primeiro álbum que levantou algum burburinho no underground no início do milénio com o seu black metal de orientação pagã. Este "Kornôg", o sétimo álbum do projecto, quebra um silêncio de seis anos, é totalmente cantado em bretão, tal como o anterior "Yen Sonn Gardis" e apresenta mais elementos de death metal e menos de black metal, uma mistura que nos traz mais dinâmica aos temas, emboras as raízes pagãs continuem a estar presentes, algo que o tema-título que inicia o trabalho e o "E Donder Ar Mor" trans mitem muito bem.

Não se pense no entanto que a mística se perdeu, aquela que sempre foi característica na sua música. Continuamos a ter uma ambiência, aquela muito própria dos Belenos que faz com que fãs de Bathory na sua fase viking se sintam completamente em casa. A capacidade de conseguir fazer com que o ouvinte se abstraia do momento presente e se perca nas imagens criadas pela música é algo que apreciamos e valorizamos bastante, pelo que em pouco tempo este trabalho se transformou um vício. Mesmo que não seja um trabalho imediato, que não o é.

Não se pode dizer que existam por aqui temas que nos sejam imediatos ou que tenhamos riffs ou passagens memoráveis, tirando umas tiradas de malhões como "Armorika". Outro dos pontos fortes é a dinâmica, que permite que se tenham temas como "Lidkerzh An Anaon" (mais compassado) ou "Treizhadden-Noz" (um interlúdio instrumental com as teclas a provocarem um drone que causa um ambiente desconfortável) que acabam por dar uma variedade mais intensa ao trabalho assim como acrescentado o interesse do mesmo. Um álbum que vai crescendo e viciando.


Nota: 8.3/10


Review por Fernando Ferreira