About Me

Defuntos - "A Eterna Dança da Morte" Review


Defuntos é um nome que foi conquistando ao longo dos anos o seu espaço no underground nacional, com o seu black/doom metal depressivo, muito graças a uma regularidade discográfica assinalável (seja com álbuns, como também como demos, splits e EPs) e ao seu perfil quase único (lembramos que a sonoridade da banda é composta apenas por bateria e baixo). 2016 marca o regresso do projecto português aos álbuns, sendo já o seu sétimo, depois de quatro anos do lançamento do anterior. Não nos trazem grandes diferenças de sonoridade a não ser, talvez, uma maior clareza na produção em si mas em termos de composição são os Defuntos de sempre.

O que noutros géneros poderia ser considerado como um defeito, no caso do black metal (seja depressivo ou não) é a garantia de qualidade. Não há espaço para mudanças ou evolução musical e por nós (e para os fãs) tudo bem, porque é aquilo que se tem expectativa. Como também seria expectável, a abordagem é minimalista - tendo em conta de que estamos a falar deste estilo, especificamente tocado por apenas baixo e bateria com voz a acompanhar, também não seria surpresa nenhuma - o que logo à partida poderá reduzir o interesse dos potenciais apreciadores da barulheira negra.

Para os outros que procuram ambientes negros específicos poderão encontrá-los aqui já que este é o grande forte deste trabalho no entanto, fica a sensação de que falta algo, um mal que nos aflige sempre que ouvimos os trabalhas da banda. Poderemos dividir esta apreciação em dois: os fãs, têm todas as razões para apreciar este trabalho, já que o mesmo apresenta argumentos superiores e apesar das limitações, trata-se de uma evolução. Quem chega aqui agora ou nunca achou que o som da banda cativante, também não será agora que vai ser mordido pelo bicho.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira