About Me

Ides - "Sun Of The Serpents Tongue" Review


Uau, um lançamento da Vic Records que não é uma reedição de um qualquer tesourinho deprimente do underground holandês! É de comemorar! No entanto, é necessária cautela porque o pior do que um lançamento da Vic Records que não é uma reedição de um qualquer tesourinho deprimente do underground holandês é uma banda que lança o seu álbum de estreia mas soa exactamente como uma reedição de um qualquer tesourinho deprimente do underground holandês e é precisamente aquilo que temos aqui, sem tirar nem por. "Sun Of The Serpents Tongue" soa como se tivesse sido gravado em 1992 e guardado na gaveta porque os seus executantes acharam que era aborrecido demais.

Já aqui falámos muitas vezes da dificuldade em fazer doom metal de qualidade mas normalmente quando falámos nisso é sempre tendo como objectivo salientar a qualidade da proposta em discussão. Ora neste caso, vamos comprovar essa mesma dificuldade, não apresentando algo bom mas algo mau. Quer-se dizer, não é que "Sun Of The Serpents Tongue" tenha uma má produção (apesar de datada) ou que tenha maus executantes (apesar de também não evidenciarem um portento técnico por aí além). É mesmo porque a música é aborrecida de morte.

Costuma-se dizer que o doom, principalmente o death/doom, está sempre associada à tristeza, melancolia e depressão. Pois neste caso, a tristeza, melancolia e depressão não nos contagiam por ficarmos emocionados com as melodias ou conceito lírico das músicas, é mesmo pelas músicas nos colocarem num estado de letargia aguda ao qual temos dúvidas se seremos capazes de sair alguma vez na nossa vida. Ouvir este álbum até ao fim não cura insónias. Provoca pesadelos. Se o objectivo era ir buscar aquela era nostálgica do death/doom, conseguiram da pior maneira. Lembra-nos de todas as bandas que não sobreviveram na altura. E ainda bem.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira