About Me

Barathrum - "Fanatiko" Review


Black Metal e Finlândia? E então? Nomes como os Catamenia, Impaled Nazarene e Thy Serpent deixam saudades a qualquer um que se digne a gostar e sentir o Black Metal para além das fronteiras norueguesas. Estamos, somente, perante os fundadores deste movimento metálico finlandês. Com 23 anos de existência e 9 álbuns lançados, este último trabalho Fanatiko merece todo o nosso respeito e curiosidade.

Mas atenção porque a crueldade, a “sujidade”, a angustia e o desespero como são conhecidos os álbuns mais marcantes do tradicional Black Metal estão aqui camuflados categoricamente não só pela produção mas também, e muito, pela experiência de vida destes senhores. A receita é “bastante” “ simples”: Riffs lentos ao estilo do Doom mais cru, um pouco de Hardrock aqui e ali, uns rasgos quase destoados dos saudosos Sex Pistols, acabando em ambientes melódicos que lembram o grande mestre do cinema Tarantino. Tudo junto, temos a obra feita e pronta para nos demolir os tímpanos. Ouçam a genial On the Dark River Bank e vejam como Fanatiko foi concebido para nos cravar de prazer e escuridão. Outras se seguem: Hellspawn e Arx Satanas. Vocalmente genial, Demonos Sova pulveriza-nos, indiferente ao que os outros possam pensar ou dizer. Ele fá-lo de uma forma bem sofrida e elegante. Aqui sim recordamos as vocalizações mais tenebrosas do Black Metal.

Realço também o excelente trabalho da bateria, Vendetta mostra-nos um perfeito domínio do instrumento em todos os níveis. Em suma, Fanatiko é sólido, pesado e de agradável audição. Agora podemos perceber a relação entre o Black Metal e a Finlândia.

Nota: 7.3/10

Review por Ricardo Gonçalves