About Me

Reportagem: While She Sleeps, Rolo Tomassi, Villain Outbreak @ RCA, Lisboa - 15/01/18


Esgotado! O papel colado na porta do RCA era um claro indicador que a noite de 15 de Janeiro perfilava-se para ficar na história dos concertos deste ano. Ainda estamos no início de 2018 mas esgotar uma sala como a de Alvalade a uma segunda-feira não é para qualquer um. 

A banda capaz de tal proeza dá pelo nome de While She Sleeps e apesar de trazer o seu metalcore desde a distante Sheffield, no Reino Unido, percebeu-se que neste nosso canto à beira mar plantado o quinteto tem uma legião de fãs surpreendente.

A noite começou com uma banda portuguesa, os Villain Outbreak, que vieram do solarengo Algarve para aquecer as hostes e aguçar o apetite para o que viria depois. Do CD de estreia de 2015, “No Story For A Hero, chapter 1”, já pouco resta no alinhamento, com apenas a presença de “Shaken Faith”, o tema de abertura do concerto, e “Dear Cliché”. Em pouco mais de trinta minutos ficou demonstrada a qualidade da banda, com destaque em “Gallery” ou o encerramento com “Hot Blood”.


Oriundos de Sheffield, tal como os cabeças de cartaz, os Rolo Tomassi chegam a Lisboa em plena promoção do seu quinto LP, “Time Will Die and Love Will Bury It”, a editar pela Holy Roar a 2 de Março. A banda parece muito confiante no que tem gravado, pois arranca o concerto na sala do RCA com a novidade “Rituals”, seguido por “Estranged”, a faixa que abria o excelente disco de 2015 “Grievances”. Os sons guturais que saem da garganta de Eva Spence ecoam pela sala e o quinteto não descansa de descarregar a sua energia numa plateia que já lotava o espaço. 12 anos depois do início, os Rolo Tomassi parecem estar no pico de uma carreira que tem tudo para se tornar num caso sério de popularidade. O alinhamento resumiu a carreira dos britânicos, com incursões até ao disco de 2010, “Cosmology”, com a inclusão de “Party Wounds”; e “Astraea” de 2012, através de “Ex Luna Scientia”. Para encerrar, o novíssimo single da banda, “Balancing The Dark”, a deixar vontade de ouvir com atenção o que para aí vem...

Que melhor maneira de celebrar o décimo aniversário de uma banda do que cortar amarras com editoras e castradores contratos discográficos, e tornar-se 100% independentes? Foi isso que os While She Sleeps decidiram fazer o ano passado e nesta noite de segunda-feira estavam em palco a mostrar como pode ser possível fazer as coisas pela própria cabeça e ser um caso sério de sucesso no mundo da música. A banda de Sheffield editou recentemente o LP “You Are We”, editado depois de uma campanha de crowd-funding, disco gravado nos próprios estúdios da banda, no local onde anteriormente era um armazém abandonado. Aos primeiros acordes do tema título do novo disco, a plateia do RCA iniciou uma celebração que não mais abrandou até aos acordes finais do clássico “Hurricane”, 90 minutos depois. A banda de Lawrence Taylor sabe cativar a plateia, rendida logo desde o início, mas que mesmo assim gosta de ser “trabalhada”. E o vocalista foi um caso exemplar de como se lidera dando o exemplo, ora saltando como um louco, ora fazendo ele próprio stage diving, ora animando o público com enormes sorrisos, apertos de mão e frases sinceras quanto à excelência do público que tinha defronte dele. Quanto ao concerto propriamente dito, não é possível apontar uma única falha aos britânicos! O alinhamento foi perfeito, percorrendo a discografia da banda, do EP de 2010 “The North Stands For Nothing” (“Crows”), passando por “This Is The Six” de 2012 (“Seven Hills” e “This Is The Six”) e “Brainwashed” de 2015 (com o tema título), mas centrando total atenção no novo disco, de onde apenas faltaram três temas. Destaque, para além de “Hurricane”, para “Steal The Sun” e “Silence Speaks”. O intenso mosh e crowd surfing que durou toda a actuação mostrou que o metalcore está aqui para durar e que, mesmo a uma segunda-feira, se há qualidade em palco, o mesmo acontece na plateia.


Texto por Vasco Rodrigues
Fotografia por Rui Oliveira e Ana Júlia Sanches
Agradecimentos: Ample Talent e Out Of Sight booking