About Me

Reportagem: Emmure, The Year e Borderlands @ RCA Club, Lisboa - 02/07/2018

 

Portugal foi desta vez, e com toda a certeza, triplamente contemplado com a vinda dos norte-americanos Emmure que fizeram questão de dar a conhecer a sua sonoridade pesada um pouco por todo o país, com datas em Lisboa, no Porto e em Loulé. 
A Metal Imperium não podia faltar à primeira data da banda de deathcore, tendo ainda como excelente bónus as atuações das bandas nacionais The Year e Borderlands.

De Pombal vieram a voar os The Year para estarem à hora certa do primeiro aquecimento que teve como mote o mais recente EP "Beasts", lançado no princípio deste ano. 
Mas não só deste último trabalho se fez a bestial atuação desta banda de metalcore, já que pudemos escutar malhas mais conhecidas - e notoriamente conhecidas do público - como "Suck My Teeth" ou "Death By Media". 
Os The Year provaram com o seu desempenho e acima de tudo com o seu trabalho até à data que o metalcore português não foi uma moda dos meados dos anos 2000, estabelecendo-se como uma vertente musical bem alicerçada e que continua a dar cartas bem pesadas.

Num registo mais pesado, mais aproximado do cabeça de cartaz e com alguns laivos do que atualmente é denominado de djent, seguiram-se os Borderlands para darem continuidade a um aquecimento que não tardou em aumentar. Poderosos temas como "Release Yourself" ou "Children Of The Sun" fizeram parte de um concerto bem conseguido, onde uma considerável falange de seguidores engrandeceu a performance da banda de metal progressivo. A par dos The Year, os Borderlands provaram que são um excelente bastião daquilo que é a nova vaga de metal alternativo em Portugal, onde parece prevalecer um certo objetivo de fazer mais e melhor, sem olhar aos limites.

Uma das bandas mais importantes no atual panorama internacional do deathcore subiu ao palco do RCA Club para, mais uma vez, fazer jus ao nome da sua digressão. 
Os Emmure revelaram-se uns verdadeiros Natural Born Killers num concerto com muita agressividade e muito "bouncing" por parte dos fãs da banda, cuja liderança de Frankie Palmeri nunca ficou aquém das expectativas. Comunicativo quando baste, nunca deixou de revelar o apreço pelo público que esteve presente e que se mostrou bastante recetivo ao repertório da banda, onde não faltaram temas pujantes como "Children of Cybertron" e "Solar Flare Homicide", ou os mais recentes "Ice Man Confessions" ou "Flag of the Beast". Depois de um excelente concerto e de Lisboa ter sido arrasada pelos Emmure, as próximas vítimas foram Porto e Loulé que tiveram a oportunidade de testemunharem o culto dos Emmure.


Texto por Bruno Porta Nova
Fotografias por Ana Júlia Sanches
Agradecimentos: Ample Talent & Out Of Sight Booking