About Me

Refuge - “Solitary Men” Review


“Summer’s Winter”, o primeiro tema deste álbum, é heavy metal tradicional com a bateria e guitarra a invocar Judas Priest na sua ferocidade, assim como a voz na forma como recita a letra. O solo de Manni Schmitt em si é cativante, lancinante e fica na memória de quem o ouve.

Refuge é uma banda que reúne os membros originais da banda Rage em que, por exemplo, em “From the Ashes”, a força da banda é evidente, em especial o som clássico que aqui surge com um produção moderna, mas com um espírito old-school. Com efeito, “Another Kind of Madness” (tema-bónus e versão dos Rage de 1996) relembra “Fade to Black” dos  Metallica no seu início, oferecendo um momento de (razoável) calma ao ouvinte de uma forma cativante e com um solo, mais uma vez, que exibe uma capacidade melódica distinta que consegue elevar o tema e encaminhá-lo para a sua secção final, que repete os motivos que deram o início ao tema.

 O single com direito a vídeo, “Man in the Ivory Tower”, é um tema com uma força e energia que contrasta com a letra sufocante, que se liberta no solo de guitarra e na voz de Peavy Wagner, especialmente na secção final. Quando chegamos a “Mind Over Matter” somos presenteados com solos de guitarra em estilo “trade-off” que elevam o refrão repetitivo da música.

“Solitary Men” trata-se, assim de um disco revivalista mas, como repeti algumas vezes acima, cativante, o que contribui para que possa ser ouvido várias vezes, pelo mérito que cada tema em si tem de envolver o ouvinte, de forma que o motiva a regressar a eles para os apreciar de novo.

Nota: 7/10

Review por Raúl Avelar