About Me

Reportagem: Voivod e Nightrage @ Sala 2, Hard Club, Porto - 26/09/2018


Os gregos Nightrage começaram a noite com problemas técnicos, que obrigaram a algumas paragens entre os primeiros temas, aproveitaram isso para referir o bom que tinha sido a digressão com Voivod, que terminava nessa noite. 
Tal como muitos músicos presentes no Hard Club, também eles se revelaram fãs e apreciadores dos canadenses, que estão presentes na cena thrash desde o seu início e por isso celebravam agora os trinta e cinco anos de existência.

Hoje recolocados na Suécia, e com o último disco datado de 2017, o quinteto depositou metade do set em temas desse mesmo trabalho, «The Venomous». Mesmo assim foi com «Being Nothing» que começaram a prestação de nove temas que terminou com «Spiral» e «The Tremor». Apesar dos referidos problemas, atribuídos a um equipamento já desgastado pela digressão, a prestação esteve sempre em alta e Ronnie Nyman revelou-se um frontman excelente.

A extensa carreira de Voivod impede que se fique satisfeito com qualquer alinhamento. Há sempre algo que falha, menos «Voivod» a encerrar, a gritos de «Piggy», lembrando o malogrado guitarrista. De uma execução técnica irrepreensível, com momentos mesmo geniais, só pecou por não chegar às duas horas e continuar a festa. Pelo encore, «Overreaction», e a festa feita em palco, com elementos dos Nightrage, pareceu que a energia ainda estava em alta e se podia ter prolongado um pouco mais.

Nota ainda para a estreia de dois temas do novo «The Wake», «Iconspiracy» e «Always Moving», que a banda justificou por estarem há tanto tempo em preparação que tinham de divulgar. Mas o novo disco ainda está a chegar e o melhor é mesmo pedir uma nova digressão de Voivod!

Reportagem por Emanuel Ferreira
Agradecimentos: Gaboryl Lives