About Me

Trinta & Um e Crab Monsters @ RCA Club, Lisboa – 29.06.2019


O bom filho à casa torna. No caso dos Trinta e Um temos obrigatoriamente de usar o plural. Nesta noite, o RCA serviu de testemunha para o regresso da espinha dorsal da mítica banda de hardcore de Linda-A-Velha: Sarrufo e Rações estavam de volta à sua banda de sempre!
A experiência já tinha sido feita aquando do Bifes Fest, o concerto de homenagem ao Sérgio Curto uns meses antes, e foi ganhando corpo até ter sido anunciado publicamente. Transformação total no esqueleto da banda, ainda para mais com a integração do Rolão no baixo. A um ano dos 25 anos de carreira, foi com muita expectativa que a sala do RCA recebeu uma excelente moldura humana.



Para aquecer os presentes, a Hell Xis escolheu a sua mais recente contratação, os albicastrenses Crab Monsters, que apresentavam em Lisboa o seu disco de estreia “High On Guts”. “Violent World” deu o mote para uma excelente prestação de punk old school made in Castelo Branco, com destaque para “Good Home” ou “Naked Alive”.


Um enorme pano com o novo logótipo dos Trinta e Um surge por detrás da bateria e a sala começa a ouvir o fadista Rodrigo a entoar o seu famoso “Fado do 31”. E ao primeiro acorde de “Viver no Subúrbio”, a vasta plateia suspirou de alívio. Os filhos regressaram a casa!! Com Zé Goblin visivelmente orgulhoso de partilhar o palco novamente com os seus amigos de sempre, foi um desfilar de clássicos da banda, inclusive alguns que há muito não apareciam num alinhamento da banda, caso de “Assaltei O Banco”, com a plateia a substituir um vocalista emocionado logo à terceira faixa. Ao longo de duas horas foi sempre assim, sem respirar, sem tréguas, sem mácula. “O Cavalo Mata”, “Devo Ódio ao Mundo”, “Não Há Regresso”, “Coma 85”, “Bomba Relógio”... fica sempre difícil destacar algum tema num concerto deste calibre.


“LVHC” encerrou a parte dita “normal” do concerto, com Goblin uma vez mais a salientar que LVHC é um sentimento e que mesmo quem não é de Linda-A-Velha merece ser se partilha os mesmos valores, dedicando o tema ao Sérgio Curto. O encore não demorou, com “Bomba Relógio”, “Urbano Dependência” e “Plano de Fuga”, com um Goblin eufórico a querer tocar os temas todos novamente. Por mim, era em loop perpétuo!! Bem vindos de volta a casa!!

Texto e fotos: Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Hell Xis