About Me

Entrevista aos Dark Fortress


A ideia de que o bom Black Metal tem origem na Escandinávia está a perder cada vez mais força, já que na Alemanha têm surgido algumas bandas extraordinárias neste género. Exemplo disso são os Dark Fortress que estão de regresso com um excelente novo álbum de originais “Spectres from the Old World”, que foi lançado no dia 28 de fevereiro pela Century Media. O V. Santura e o Morean partilharam bastante pormenores sobre o álbum com a Metal Imperium...


M.I. - Qual é a maior diferença entre os Dark Fortress em 1994 e os Dark Fortress em 2020?

Morean (v): Eu entrei para a banda apenas em 2007, mas acho que todos nós tivemos um quarto de século para nos desenvolvermos como músicos, e podemos olhar para trás e ver 8 álbuns e publicações em todo o mundo, temos uma audiência em todo o lado e, agora, temos os meios e o conhecimento para criar exatamente o que queremos.

V. Santura (guitarras): Eu não acho que a banda Dark Fortress agora tenha muito a ver com a banda que começou em 1994. O nosso segundo guitarrista Asvargr começou a banda em 1994, juntamente com o nosso primeiro vocalista Azathoth, mas, com exceção do Asvargr, este grupo agora consiste em pessoas e personagens completamente diferentes.


M.I. - A banda não gosta de rótulos... então, descrevam os Dark Fortress com apenas uma palavra.

Morean: Confiável.

V. Santura: Incrível.


M.I. - O último álbum, "Venereal Dawn", foi lançado em 2014 e demoraram 6 anos para lançar "Spectres from the Old World" (que será lançado a 28 de fevereiro de 2020)... essa foi a pausa mais longa entre álbuns... o que causou este "atraso"?

Morean: O tempo é o maior problema quando se tenta fazer algo com as bandas. Todos temos empregos ou outras carreiras na música, e / ou crianças em casa, e esse problema tem piorado continuamente. Infelizmente, estamos a anos-luz de poder pagar as nossas contas com esta banda, e essa também não era a nossa ambição. Mas ser músico hoje em dia, infelizmente, significa que tens que dizer sim para praticamente qualquer coisa que gere algum tipo de renda, porque não é realista esperar que possas sobreviver com uma banda de metal extremo. Além disso, o facto de estarmos espalhados por três países também não ajuda. Para qualquer coisa que esta banda queira produzir, milhares de quilómetros precisam de ser percorridos antes que nos possamos cumprimentar cara a cara. Mas ter as pessoas certas juntas é absolutamente essencial numa banda que está completamente apaixonada pela música, e é assim que precisa de ser, embora complique bastante a logística.

V. Santura: Provavelmente eu, sendo produtor / engenheiro de estúdio a tempo integral, é o meu principal "problema". Produzir outras bandas exige muita atenção, energia e concentração. Eu tinha muitas ideias e um ótimo fluxo criativo já em 2015, em que tinha as ideias principais para muitas das músicas que estão agora no “Spectres from the Old World”, mas simplesmente me levou mais de dois anos até finalmente encontrar o tempo e a mentalidade certa para gravar as primeiras demos do novo álbum. E, claro, também estou a tocar nos Triptykon...


M.I. - A banda mudou muito estilisticamente ao longo dos anos. O que causou essas mudanças?

Morean: Eu não vejo isso como uma mudança de estilo real, embora, é claro, pareça diferente hoje em dia do que nos anos 90. É que a nossa paleta de interesses, influências e habilidades cresceu com o passar dos anos, e isso significa que agora temos mais opções de como dizer o que queremos dizer. Além disso, tentamos oferecer algo novo em todos os álbuns, se não queremos repetir a mesma coisa, mesmo que seja apenas mais uma versão dos riffs do E Phrygian ou de um universo explosivo.


M.I. - Há alguma mudança estilística que vale a pena mencionar entre o último álbum e o novo?

Morean: Desde que exploramos o lado mais épico do nosso género nos últimos álbuns, com faixas cada vez mais longas e muitas faixas mais lentas, vozes limpas etc., estávamos a procurar algo um pouco mais compacto e agressivo novamente no novo álbum. Mas, em todos os álbuns, ambos os elementos estão presentes, é claro. Só que a mistura entre os dois tende a variar um pouco.


M.I. - O primeiro single foi lançado em 20 de dezembro, "Pulling at Threads", e é uma das músicas mais rápidas e curtas do novo álbum. Eu adorei-a porque é incrível! Por que a escolheram para ser o primeiro destaque do álbum?

Morean: Obrigado! Principalmente porque é compacta e brutal. As vozes limpas no refrão talvez sejam um elemento inesperado, mas é exatamente isso que dá a essa faixa o seu próprio caráter; é algo que realmente não tínhamos feito antes nas faixas mais curtas e rápidas.


M.I. - No dia 17 de janeiro, apresentaram "Isa", uma canção monolítica inspirada em paisagens do Ártico. É a faixa mais longa do álbum e provavelmente também uma das músicas mais pesadas e épicas da vossa discografia até agora. As reações foram incríveis. Estavam à espera disso?

Morean: Depois do V Santura ter escrito o primeiro lote de músicas para o álbum, sentimos que o álbum ainda estava a precisar de uma faixa mais pesada. A primeira vez que tivemos esse som foi em "The Valley", no álbum “Ylem”, e nós e o público sempre parecemos amar essa música. Então, é claro, esperávamos que as pessoas gostassem de uma música nova nessa onda também. Nunca podes prever se uma nova música ou álbum será bem recebido pelo público, isso está um pouco fora das tuas mãos como artista. Mas, escusado será dizer que, estamos extremamente felizes que as pessoas estejam a gostar.


M.I. - “Spectres from the Old World” é um marco importante na jornada da banda. Os membros da banda estiveram extremamente ativos na cena Black Metal nas últimas duas décadas... quanto impacto é que essas experiências tiveram no novo álbum / som da banda? Como conciliam todos os projetos / bandas?

Morean: Bem, aprendes com experiências passadas e, com sorte, a cada novo álbum, sabes melhor como dizer o que tens a dizer. Isso inclui composição, produção, letra, arte, tudo. Conheces o teu próprio potencial, mas também as tuas próprias limitações. E o facto de já teres dito muito no passado também liberta a tua mente para explorar outros cantos com um novo álbum.
Quanto à forma como tratamos os nossos papéis em diferentes bandas: sabemos o que cada uma dessas bandas deve ser. E mesmo que exista uma certa repercussão entre as bandas com o mesmo pessoal, tanto no som quanto nas preferências artísticas, cada uma dessas bandas tem algo que a torna única, e se te concentrares no que separa essas bandas e não sempre na mesma, podes garantir que elas não se tornam a mesma coisa apenas com nomes diferentes.


M.I. - Desde 2003, os principais compositores são o V. Santura e o Asvargr. Os outros membros não gostam de partilhar as suas ideias?

Morean: A esmagadora maioria da música é escrita pelo V Santura, e ele também é responsável por toda a produção. O Asvargr contribui com riffs para talvez uma ou duas músicas por álbum. Eu faço todas as letras, vozes e a maior parte do trabalho conceitual, e contribuo com uma música ocasional, o coro ou uma camada orquestral, de modo que há muito de mim lá também e, no passado, o meu antecessor Azathoth teve o mesmo papel nas vozes, letras e conceito. O Seraph e o Phenex também contribuem para os álbuns, seja para questões de direção geral, para interpretação específica de músicas escritas por outros. É que geralmente contamos essas ideias como parte do arranjo de uma música e não da sua composição. Mas, tirando os nossos baixistas, todos contribuímos, mesmo que os créditos de composição nem sempre possam expressar isso especificamente.


M.I. - Após um intervalo de seis anos, continuam onde “Venereal Dawn” parou conceitualmente. Gostam de explorar mundos interiores que não existem fora da nossa realidade. Por que é que isso vos interessa? Por que decidiram continuar com o mesmo conceito depois de tantos anos? Podes falar mais sobre isso?

Morean: Ao longo dos anos, escrevi imensas letras de metal, e o desafio é encontrar algo novo e interessante para dizer repetidamente. As letras são o que dá profundidade a uma música, mesmo que muitos ouvintes não lhes prestem muita atenção. Mas a escolha das palavras e das imagens que elas criam na mente das pessoas é essencial para os mundos que se está a tentar criar. No álbum anterior, eu estava tão imerso na ideia de luz viva e inteligente que senti agora que valeria a pena investigar como uma história tão distante continuaria. Paralelamente a esta história, desenvolvi um interesse enorme e ativo no funcionamento físico do cosmos e do nosso planeta, e recebo muita inspiração das ciências naturais, mesmo sendo um amador completamente sem esperança nesses campos. Estou sempre à procura do maior mistério do meu horizonte interior para expressar no meu trabalho e, tenho de admitir que, ultimamente, nenhum mundo de fantasia inventado me atraiu tanto quanto o que as mentes mais brilhantes e aventureiras da ciência estão a investigar. O lado bom da arte é que, ao contrário da ciência, não precisa de ser objetivamente verdadeira ou útil para a vida quotidiana - nem precisa de "fazer sentido" na definição racional da palavra. A arte procura antes expressar uma "verdade" subjetiva, interna, talvez mais espiritual ou emocional. E o facto de estarmos apenas a começar a explorar certas coisas monumentais sobre o nosso cosmos, e que muitos aspectos desses novos campos da ciência, como física de partículas ou pesquisa de buracos negros, são em grande parte ainda uma tela em branco até entendermos o que está a acontecer, dá aos artistas a oportunidade de pintar nessa tela sem se limitarem a fantasias impossíveis por definição.


M.I. - Como é o processo de escrita, criação e gravação nos Dark Fortress?

Morean: A iniciativa vem sempre do V Santura. Ele escreve várias músicas primeiro em casa, geralmente apenas versões instrumentais, e partilha as suas demos connosco. Então, nós começamos a trabalhar com as ideias dele e em torno dele - juntos na sala de ensaios, o que é bastante raro para nós, infelizmente, ou com mais frequência por e-mail. Depois de as músicas estarem escritas, as gravações começam, da maneira tradicional – primeiro a bateria, depois guitarras, depois vozes, depois baixo, teclas e tudo mais.


M.I. - A arte da capa é incrível. Qual é o significado por trás dela? Como é que se relaciona com a letra e o conceito?

Morean: Obrigado! É uma foto de uma caverna de gelo na Islândia que eu e a minha esposa tiramos no inverno passado. O tema do álbum é a vida útil de um cosmos, desde a sua criação até à morte num futuro distante, visto da perspectiva do próprio cosmos. Como isso retrata o universo em que vivemos, em vez de um mundo inventado, gostamos da ideia de representar o álbum visualmente também com as nossas fotos de lugares que talvez pareçam fictícios para muitas pessoas, mas que são realmente tirados da nossa realidade. O livreto, especialmente a edição especial, terá muitas fotos e poderíamos ter escolhido qualquer uma delas como capa, mas, no final, esta obteve o voto da maioria. Acho que é principalmente ligado a Isa, que é uma ode ao gelo, mas a maneira como a luz brilha através do gelo nesta foto também parece uma aparição fantasmagórica de uma criatura de luz, por isso, aos nossos olhos, também se encaixa perfeitamente no título do álbum.


M.I. - De onde vem a progressão da vossa música? Do desejo de não se repetirem? Quais os géneros musicais que influenciam a música dos Dark Fortress?

Morean: O processo de composição é geralmente muito intuitivo. No entanto, o Santura e eu ficamos de olho na grande figura da música e das letras, respectivamente. Nisso, temos uma imagem do que o álbum se deve tornar e se faz sentido. Para mim, o desejo de não me repetir é crucial - qual é o sentido de fazer a mesma coisa repetidamente? Mesmo que pareça haver sempre a morte de um universo envolvido nas minhas letras para esta banda…
Quanto às influências: essas podem ser qualquer coisa, não apenas música. Temos um poço de ideias, emoções e inspirações no nosso subconsciente, onde as coisas crescem inicialmente sem muito envolvimento consciente, até que fermentem o suficiente para que uma ideia chegue à sua mente consciente. Aconteceu assim comigo com o título do álbum “Spectres from the Old World”.  Num momento, eu sabia que esse seria o título do álbum, mesmo que não tivesse ideia de como seria o som ou o que seria. Mas confio sempre na minha intuição e, quando - anos depois - chegou a hora de escrever as letras novamente, eu tinha algo a que me agarrar e ampliar até que o conceito se revelasse para mim com mais detalhes.


M.I. - O álbum foi gravado, projetado, mixado e masterizado por V. Santura no Woodshed Studios ao longo de 2019. Por que é que o V. Santura assumiu essa "responsabilidade" mais uma vez? Não seria mais fácil trabalhar com um engenheiro que não é membro da banda? Não é um fardo para ele?

V. Santura: Bem, é claro que é um fardo. Mas acho que, se há coisa em que sou realmente bom, é na minha profissão. Eu não faço apenas a produção dos Dark Fortress, tenho mais de 15 anos de experiência e acredito que tenho o conjunto de habilidades para alcançar exatamente o que tenho em mente. E assim, não preciso de explicar a minha visão a outro engenheiro. É um fardo, mas também um privilégio poder fazer isso.


M.I. - Segundo a editora, ““Spectres from the Old World” é mais direto, mais agressivo do que os seus antecessores. Em nenhum momento da história dos Dark Fortress eles chegaram tão longe na escuridão, apenas para encontrar o domínio da astronomia inexistente, o fim apenas um fim. ” O que querem dizer com isto exatamente?

Morean: Eu não faço ideia dessa de nunca ter "chegado tão longe na escuridão". Honestamente, é impossível julgar ou categorizar algo que acabei de escrever, por isso é muito melhor deixar isto para o departamento de promoção da editora. É um pouco como seres convidado a descrever como és... a maneira como te vês pode ser totalmente diferente da maneira como todos os outros te veem. Provavelmente, o Donald Trump também se considera razoável, honesto e benigno. Portanto, cabe aos ouvintes decidir se o texto promocional do álbum está certo.


M.I. - "Spectre from the Old World" será o sexto álbum a ser lançado pela Century Media Records... como é a relação com a editora? Eles impõem-vos “regras”?

Morean: Nenhuma. Obviamente, devemos entregar o produto acabado adequadamente no prazo e ficar dentro do orçamento de gravação. Mas temos um ótimo relacionamento de trabalho com a Century Media Records. Conhecemo-nos há anos, e os dois lados sabem que podem deixar o outro lado fazer o que quer e tudo dará certo no final. Podemos ter algumas discussões menores sobre qual a música a lançar em primeiro lugar ou qual a cor da fonte na capa, mas isso é literalmente tudo o que ouvimos da editora sobre o que criamos. Sempre tivemos total liberdade criativa.


M.I. – Os Dark Fortress confirmaram alguns concertos e festivais na próxima primavera na Alemanha, Suíça, Noruega, EUA, Eslováquia, Eslovénia, Holanda e mais datas no final do ano. Estão empolgados? Algum plano de tournée?

Morean: Sim, planeamos fazer uma tournée um pouco mais longa na Europa em outubro. O que vem depois disso, ninguém sabe ainda, mas estamos abertos a ofertas, e esperamos talvez tocar em alguns cantos do mundo onde nunca estivemos antes.


M.I. - Por que é que o vosso álbum de 2004, "Stab Wounds", foi reeditado em 2019?

Morean: "Stab Wounds" foi lançado inicialmente pela Black Attakk Records. Desde o fim da editora, há uns anos, tem sido difícil obter esse álbum, que para nós marca o ponto que definiu a banda como a conhecemos hoje em dia. Ficamos muito felizes que a Century Media quisesse lançar todos os álbuns dos Dark Fortress, também os antigos, pois significa que eles estarão disponíveis novamente. Além disso, a oportunidade de remasterizar o álbum foi bem-vinda. E “Stab Wounds” foi o último álbum que ainda faltava no catálogo da CM.


M.I. - Na vossa opinião, como está o estado da arte atualmente? Seja música ou qualquer outra arte. É valorizada?

Morean: Eu acho que a arte é uma parte essencial da nossa identidade e da nossa definição de nós mesmos. Dá conteúdo e contexto às nossas vidas e serve para nos dar as coisas que precisamos que a realidade deixa de fornecer. Nesse sentido, tenho a certeza de que sempre será apreciada. Infelizmente, essa apreciação declinou para algo idealista, uma vez que a música perdeu grande parte do seu valor financeiro devido à Internet e à enorme abundância de música e arte disponível para todos. Nesse sentido, o que é a arte é um tanto diametralmente oposta à mecânica da nossa sociedade e mercado, que possui apenas valores quantitativos e muito pouco qualitativos. Economicamente e politicamente, é tudo sobre "quanto", não "o que". É claro que, felizmente, o público não vê isso assim, mas ser um músico profissional de qualquer género costumava ser um pouco mais fácil e mais gratificante no passado. Hoje em dia, podes vender 10.000 cópias de um álbum e não ver um único centavo de royalties, ou tens que esperar que a taxa que um pacote de tournée de várias bandas razoavelmente conhecidas seja suficiente para cobrir o custo do autocarro para chegar até lá. Por isso, infelizmente, nos géneros mais extremos de arte e música, hoje em dia és forçado a tratá-lo como um hobby, não importa o quão profissionalmente faças o teu trabalho. Todos os dias que estás com a banda é um dia em que perdes um dia de trabalho remunerado. Isso não nos impede, é claro, porque não estamos necessariamente no negócio do metal por dinheiro. Mas isso torna muito mais difícil a convivência. Tenho a certeza de que jornalistas, fotógrafos, cineastas e todos os outros produtores de arte digitalmente copiável enfrentam os mesmos problemas atualmente.
Por outro lado, a internet e as tecnologias contemporâneas estão a oferecer-nos uma riqueza inacreditável de praticamente tudo o que foi criado com o toque de um botão. Isso é algo sem precedentes na história da humanidade, e um desenvolvimento fantástico que seria insano tentar e parar. Só esperamos que, com o tempo, tenhamos uma distribuição mais justa das receitas, onde um pouco da recompensa também chegue aos próprios artistas. Porque, como está agora, basicamente sabes que, exceto a atenção, não receberás nada que valha a pena mencionar por todos os meses que gastaste na produção de um CD, se não venderes automaticamente milhões de álbuns para um público que nem sequer está acostumado a pagar por música.


M.I. - Se um de vocês se tornasse Ministro da Cultura no vosso país um dia, citem uma mudança importante que fariam para promover as artes.

Morean: Além de introduzir um salário mínimo juridicamente vinculativo para todos os artistas, esforçava-me para colocar mais arte nos média, para que as pessoas ao menos saibam o que está por aí e tenham uma escolha do que consomem, em vez de terem dez programas idênticos “de talentos” sempre com a mesma música de baixa qualidade apresentada em todos os canais simultaneamente, como costuma ser agora.


M.I. - Desejo-vos tudo de bom para 2020 e espero que venham tocar a Portugal em breve. Alguma palavra final?

Morean: Obrigado pelo tempo e espaço que nos deram, e espero ver-vos em breve!

For Englsih version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca