About Me

Necrobode - "Sob o Feitiço do Necrobode" Review


A ser lançado no próximo dia 20, sob o selo sempre competente da Iron Bonehead Productions, os Necrobode apresentam aqui o seu álbum de estreia, que se sucede ao bem recebido primeiro demo da banda, "Metal Negro da Morte", lançado em 2018.

Apesar do lineup do projeto não ser revelado, sabemos que os Necrobode são agora compostos por um trio, tendo mais um membro no alinhamento que na primeira demo, e, para os mais atentos seguidores do metal extremo, as suspeitas devem ser claras relativamente a quem está por trás deste projeto.

Para quem não ouviu a demo de estreia dos Necrobode, mas conhece os meandros do nicho do War Metal, certamente será fácil ter uma ideia do som que vem neste lançamento só pelos títulos e pela capa do álbum. E esse som caracteriza-se por War Metal cru e primitivo, na vertente da velha guarda europeia, mais precisamente finlandesa, de bandas como Beherit (até "The Oath of Black Blood") e de Archgoat.

Para quem conhece essa sonoridade, poucas surpresas irá ter aqui, mas "Sob o Feitiço do Necrobode" não deixa de ser um tremendo e macabro hino à blasfémia e profanação. Composto por 10 músicas a rondar os 2 - 3 minutos de duração, temos aqui uma seríe de curtas e profanas explosões em louvor ao bode negro. Repleto de malhas catchy, mas nunca límpidas e de menor agressividade, destacam-se temas como "Satanás Governa", "Culto da Intolerância" (que tem a única lead de guitarra no álbum, uma simples e tenebrosa melodia que acompanha a guitarra ritmo), com riffs cortantes e imundos, que prometem revirar os mortos na tumba; também a sétima faixa, "Possuído", que se destaque pelos seus grooves esmagadores de Punk e a última antes da outro final, "Capela Herética", que apresenta um excelente, sepulcral trabalho nos sintetizadores, que faz lembrar a atmosfera de ocultismo presente em bandas como os Profanatica, ou os mais recentes Perverted Ceremony e Moenen of Xezbeth. Os próprios vocais evocam a sujeira presente nas guitarras, vómitos berrantes mergulhados em efeitos de eco e em alguma espécie de suco putrido que emana dos mais negros jazigos. Já a prestação na bateria é também de louvar, sempre com um ritmo frenético, arrebatadora nos momentos de mid-tempo e com blasts que fazem estremecer as entranhas e muitas fills de qualidade, poderá se dizer que são a maior melhoria a notar nos Necrobode desde a primeira demo, assim como a produção, que é mais límpida mas funciona no sentido inverso, exaltando toda a crueza do som dos Necrobode e as linhas lamacentas da sua música.

Em suma, "Sob of Feitiço do Necrobode" é um excelente trabalho, que prefere entreter os fãs das mais blasfemas e primitivas sonoridades. A partir de início ao fim, sem rodeios nem adornos, tirando as já habituais passagens de sintetizador para abrir e concluir o álbum assim como para terminar algumas faixas, que apenas contribuem para introduzir uma maior aura de feitiçaria e ritualismo.

Nota: 8.5/10

Review por Filipe Mendes