About Me

Entrevista aos Sunken

O novo álbum da banda dinamarquesa de Black Metal Sunken foi lançado em 18 de setembro pela editora underground de Berlim, Vendetta Records.
“Livslede” é o lançamento mais intenso, completo e honesto da banda até hoje, já que os dinamarqueses criaram um universo lindo, doloroso e extremamente pessoal, levando o ouvinte numa jornada emocional pela ansiedade, ódio de si mesmo e falta de esperança. A Metal Imperium ficou mais do que satisfeita em conversar com a banda sobre a sua última criação. Leiam a entrevista para ficar a saber mais sobre Sunken!


M.I. – Antes de mais, parabéns pelo novo álbum… é simplesmente incrível. Eu tenho-o ouvido sem parar! É bom encontrar bandas incríveis como vocês! Obrigado também por responderem às minhas perguntas.

Sem problemas. Ainda bem que gostaste do álbum!


M.I. - Supostamente a banda toca Black metal atmosférico... foi intencional ou foi apenas o melhor estilo que se encaixa melhor na vossa música?

Foi intencional. Desde o início, esse era o estilo específico de black metal que mais nos atraía e queríamos tocar. Hoje em dia acho que ainda descreve muito bem a nossa música, embora tenhamos influências mais diversificadas.


M.I. - Quais são as principais diferenças entre o Black Metal dos Sunken e todas as outras bandas de Black Metal? Como descreveriam o som e o sentimento da banda para alguém que não vos conhece?

Costumamos descrevê-lo como uma banda DSBM, envolta numa produção de som moderno. Mas realmente nunca pretendemos ser uma banda fácil de descrever para as pessoas, temos muitas camadas na nossa música.


M.I. - O álbum de estreia da banda, "Departure", foi aclamado pela crítica. Esse facto colocou algum stress / pressão extra sobre a banda ao gravar e preparar o seu sucessor?

Certamente houve um pouco de pressão. É sempre difícil seguir um álbum de estreia, uma vez que estabelece um certo padrão para uma banda. No entanto, acreditamos que seguimos em frente e fizemos um registo ainda melhor do que ‘Partida’.


M.I. - De acordo com o comunicado de imprensa, “Livslede” é o lançamento mais intenso, completo e honesto da banda até o momento. Por que esta afirmação? O que a torna verdade?

É o nosso lançamento mais intenso e honesto, é uma forma extremamente não filtrada de expressão emocional. No lado musical, o nosso cantor, Martin, entrega alguns dos gritos mais angustiantes e intensos até hoje, bem como passagens faladas. Em geral, levamos a nossa música a novas dimensões para transmitir a nossa mensagem da maneira mais autêntica possível.


M.I. - O álbum foi lançado no dia 18 de setembro pela Vendetta Rcords. Por que optaste por colaborar com esta editora? É o facto de eles lidarem principalmente com bandas de Black Metal e estão familiarizados com a melhor forma de promover estas bandas extremas?

A Vendetta Records procurou-nos após o lançamento de ‘Departure’. Stefan Klose, o homem que dirige a editora, coloca muito esforço e paixão no que faz e nós realmente gostamos de muitas das bandas da editora. Resumindo, Vendetta é uma ótima editora que nos ajudou de muitas maneiras.


M.I. - O álbum tem 5 faixas com um tempo total de 44 minutos... o quão felizes estão com o resultado final?

Estamos muito felizes com o resultado. Achamos que ‘Livslede’ tem um ótimo fluxo de música para música, e as músicas complementam-se muito bem de uma forma dinâmica.


M.I. - Ao usar o google tradutor para descobrir o significado do título do álbum, surgiu algo como “colete salva-vidas”… está correto? Se for, podemos assumir que a música é a vossa salvação neste mundo fodido?

O Google Translate está muito errado, infelizmente. A palavra mais próxima com a qual se pode comparar ‘Livslede’ em inglês é provavelmente ‘Ennui’. Apenas uma insatisfação geral com a vida e uma sensação de falta de esperança e tristeza.


M.I. - Os títulos das faixas também são muito negativos e tristes. Estais a expressar os vossos sentimentos?

As letras de ‘Livslede’ são expressões dos cantos mais sombrios da mente humana, quando estamos mais desesperados e desolados. São inspiradas pelas nossas próprias experiências, passadas e presentes, mas trabalhámo-las de uma maneira mais geral para se tornarem identificáveis para a maioria das pessoas.


M.I. – As vossas letras funcionam como uma espécie de terapia? Vocês desabafam todas as frustrações através delas?

As letras (e a nossa música em geral) são definitivamente uma forma de terapia para nós. Ao lidar com música depressiva, a ideia de catarse frequentemente surge, e por boas razões. Apenas o facto de que os pensamentos e emoções de alguém saem de uma forma tão intensa e descarada, não importa o quão negativos e tristes eles sejam, é realmente fortalecedor de várias maneiras. Por isso, sim, usamos as letras para tentar transmitir sentimentos de desespero a fim de processá-los e abraçá-los e, com sorte, aprender a lidar com eles.


M.I. – O vosso álbum de estreia “Departure” tinha 5 faixas e este novo álbum também tem 5 faixas. Algum motivo especial?

Com a duração das nossas músicas no estilo que tocamos, 5 músicas pareciam ser o ajuste perfeito. Apenas o suficiente para transmitir a nossa mensagem.


M.I. - Em “Departure” os títulos eram em inglês e agora são em dinamarquês… por quê essa mudança?

Isso remete-nos para o que estávamos a falar antes sobre intensidade, honestidade e "autenticidade". As letras são em dinamarquês pelo mesmo motivo, os pensamentos e emoções não devem ser traduzidos antes de serem divulgados. Tê-los em dinamarquês cria uma experiência não filtrada.


M.I. – Vocês expressam-se melhor em dinamarquês do que em inglês? Ou é para adicionar drama às letras sombrias? As músicas parecem tão tristes...

Inicialmente, o nosso cantor e letrista estava preocupado em escrever em dinamarquês porque o inglês parecia mais natural. No final de contas, o inglês parecia mais natural porque agia como uma ferramenta de distanciamento. Ao gastar tempo com os nossos pensamentos e convertê-los em letras dinamarquesas, os vocais e as letras tornaram-se mais “reais”, por assim dizer.


M.I. - Ambos os álbuns começam com uma faixa instrumental… coincidência ou marca registada?

É um pouco uma marca nossa. Um curto instrumental ajuda a definir o clima do álbum. Ele permite que saibas no que te estás a meter. Em ‘Livslede’ especificamente, a introdução ‘Forlist’ é baseada na melodia final da faixa final ‘Dødslængsel’, que cria o efeito de um círculo completo.


M.I. - A música é inspirada no oceano, natureza e depressão. O que há de tão cativante nestes tópicos?

Eu acredito que o black metal tem uma certa maneira de incorporar a atmosfera do ambiente local à música, e muitas vezes é um tanto fácil identificar de onde uma determinada banda vem, apenas ouvindo-a. A Dinamarca tem um litoral enorme e a sensação da vastidão de observar o oceano deserto nos inspira muito.


M.I. - Algum membro da banda sofre de depressão? Esta situação de pandemia tornou as coisas ainda piores nesse sentido?

Sem entrar em muitos detalhes, todos nós, em algum ponto da vida, experimentamos depressão e ainda a vivemos. A pandemia definitivamente piorou as coisas para alguns de nós, dois membros estão a passar por uma sensação de inquietude e falta de esperança devido ao desemprego. Nesse aspeto, a pandemia tornou a perspectiva de encontrar trabalho ainda mais difícil.


M.I. - Quais são as vossas expectativas em relação ao novo álbum?

Esperamos que o ouvinte encontre algum consolo na nossa música durante os momentos difíceis e que, esperançosamente, chegue a pessoas que precisam de um "escape" dos seus problemas.


M.I. - As críticas ao álbum até agora têm sido muito boas. Como se sentem quando percebem que as pessoas entendem e apreciam a vossa música e querem mais?

Embora nos tenhamos sentido muito bem com o resultado final, o facto de termos recebido uma receção tão positiva traz-nos muita alegria. Isso realmente mostra como a música pode conectar as pessoas na sua tristeza partilhada.


M.I. - O concerto de lançamento agendado para 19 de setembro foi adiado... o quão impotentes e zangados isto vos faz sentir?

Isto faz-nos sentir muito tristes e impotentes. Uma coisa é cancelar um concerto por motivos inesperados, mas é pior quando está quase a chegar a hora de o tocar e não há nada que possas fazer a esse respeito.


M.I. - Tirando o concerto de lançamento, como estão as coisas para os outros concertos que tinham planeados para o final deste ano? Também serão adiados?

Estávamos ansiosos para tocar no Vendetta Fest em Berlim em outubro, mas esperamos voltar noutra ocasião. Felizmente, tocaremos em Aarhus nesse mesmo fim de semana, e será transmitido ao vivo para que todas as pessoas possam assistir.


M.I. - A arte e o layout de todos os vossos lançamentos, incluindo este, foram feitos por Emil Underbjerg. Foi difícil ou fácil encontrar um artista que entendesse a vossa música e visão?

Conhecemos o Emil Underbjeg num dos nossos concertos em Aarhus durante os primeiros anos dos Sunken, e fizemos amizade com ele. Ele é um tipo ótimo que aprecia muito as mesmas músicas de que gostamos e é um ótimo artista. Ele entende o que queremos e os resultados são sempre impressionantes.


M.I. - Qual é o significado da capa com a moldura e o oceano e todos esses elementos?

Não podemos falar pelo Emil sobre isso, e ele não nos deu descrições detalhadas do seu processo de pensamento. Mas o que Emil conseguiu com a obra de arte foi capturar a sensação de solidão e incerteza que (pensamos) a nossa música transmite.


M.I. - As capas de “The Crackling of Embers” e “Departure” eram bem coloridas, mas a de “Livslede” é só preto e branco… algum motivo especial?

Enquanto a obra de arte para o lançamento das anteriores foi pintada, a arte de "Livslede" foi criada como uma linogravura, o que a limita a duas cores. Neste caso, as cores preto e branco incorporam muito a escuridão e tristeza do álbum.


M.I. - Jonas, Jakob e Kasper são novos músicos na banda... como se adaptaram? Como é que a banda lida com as mudanças de formação?

Sunken teve algumas mudanças na formação ao longo dos anos. Desta vez, os novos membros contribuíram muito mais para a composição do que antes. As suas abordagens individuais e pessoais para a música ajudaram a moldar "Livslede" no que se tornou.


M.I. - Se tivessem que citar uma ou duas bandas que sejam semelhantes ao Sunken em estilo e filosofia, que bandas mencionariam e por quê?

Originalmente, quando entramos em contacto, as duas principais influências foram os Wolves in the Throne Room e Altar of Plagues. E realmente qualquer tipo de black metal "cascadiano", sempre foi muito inspirador para nós, musical e filosoficamente. Hoje em dia nós afastamo-nos um pouco dessas bandas e encontramos o nosso próprio estilo, mas bandas dinamarquesas como Afsky e Morild provavelmente não estão muito distantes do nosso estilo.


M.I. - Quais são as vossas raízes musicais? Como é que o Black Metal chamou a vossa atenção?

Todos nós crescemos com todos os tipos de música, de rock clássico a pop, música eletrónica e muito mais. Cada membro encontrou o black metal em diferentes momentos da sua vida, mas um traço comum era que isso nos assustava no início, era algo novo e inesperado, mas quanto mais ouvíamos, mais o adorávamos.


M.I. - Mencionem duas ou três das vossas bandas favoritas de Black Metal.

Wolves in the Throne Room e Woods of Desolation.


M.I. - Quanto é que o covid estragou a vossa vida pessoal e a carreira dos Sunken?

Como mencionado anteriormente, a situação do emprego para alguns dos membros foi gravemente afetada. Com Sunken como banda, principalmente os concertos é que foram afetados.


M.I. - Algum facto interessante sobre Sunken que gostariam de partilhar connosco?

Tínhamos uma editora portuguesa! Lançamos o nosso álbum de estreia ‘Departure’ pela Nordavind Records / Triton’s Orbit.


M.I. - Deixem uma mensagem para os leitores da Metal Imperium em Portugal. Tudo de bom para os Sunken!

Esperamos que estejam a passar bem nestes tempos difíceis e esperamos que ouçam "Livslede", se ainda não o fizeram. Fiquem seguros.

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca