About Me

Reportagem: Santa Bloody Santa @ RCA Club, Lisboa – 11/12/2021


Merecia mais público este evento promovido pela Amazing Events, que visava proporcionar uma agradável noite de Heavy/ Thrash Metal old school, mas não só. Houve também direito a uma agradável surpresa. 

Esta chegou-nos através dos estreantes Hollow Groove. Primeiro concerto deste recente projeto que engloba alguns elementos e ex-elementos dos Shame On You Humans e que até se podia julgar aqui um pouco deslocada. Nada disso. Este quarteto apresentou um rock bastante atrativo durante os seis temas apresentados. Não tinham mais, confessaram eles. A simpatia do baterista Carlos é contagiante e a vocalista Bárbara provou ter uma voz bastante competente. 
Banda para seguir com atenção, pois deixaram boa impressão.

Seguiram-se os Mindtaker que se deslocaram de Évora à capital para uma poderosa descarga de Thrash Metal. Aos acordes iniciais de “Down To Terrorism” estalou a confusão no RCA, com o público a responder efusivamente durante os trinta e cinco minutos de atuação destes eborenses. Soube a pouco, mas temas como “Seven Gates Of Hell”, “I Am The Kid”, ou mesmo “Destruição Total” (este cantado em português), fizeram as delícias do público presente. Depois da apresentação do novo guitarrista, Diogo, houve ainda tempo para mais algumas malhas onde não podia faltar “Drink Beer For Thrash”. Autêntica festa ao longo de toda a atuação dos Mintaker, onde parecem não existir tempos mortos.

A festa continuou, agora com os cabeças de cartaz, Toxikull. Depois de uma bem-sucedida mini turné por Espanha, onde tiveram o privilégio de partilhar o palco com os alemães S.D.I., a banda lusa não quis dar por terminados os concertos de 2021 sem antes tocarem uma vez mais no seu país. O espetáculo começou com “The Nightraiser” e “Surrender Or Die”, ambos extraídos do E.P. de 2018. Durante o decorrer da atuação ficou visível que o primeiro álbum da banda, Black Sheep, começa a perder espaço na setlist dos seus concertos, tendo sido interpretado desse trabalho apenas o tema “Manipulator”. Nada que pareça importar assistência. Os novos temas são na verdade muito bons, o que pode justificar de certa forma essa opção.
O vocalista e guitarrista Lex aproveitou para apresentar Tomás, o novo baterista dos Toxikull, não deixando de realçar as suas qualidades provadas não apenas no concerto dessa noite, mas também na já referida recente turné. Os quarenta minutos de atuação foram uma autêntica descarga de energia e souberam a pouco. A banda terminou ao som de “Metal Defender”, tendo-a dedicado a todo o público presente, sem que, houvesse lugar ao tradicional encore.

Texto por António Rodrigues 
Fotografia por Tânia Fidalgo
Agradecimentos: Amazing Events