About Me

Lanfear – "This Harmonic Consonance" Review

À partida caracterizar o som dos Lanfear não se apresenta tarefa fácil. Demasiado complexos para se catalogarem de power metal, e no entanto suficientemente directos para passarem ao lado de rótulos mais progressivos. Considerados pela crítica como uma das bandas mais subvalorizadas da cena prog, inclusive humildemente pelos próprios no seu site, estes germânicos têm, para desespero dos seus (escassos) fãs, lançado discos com uma periocidade semelhante à dos seus conterrâneos Blind Guardian, o que não deixa de ser curioso visto que as duas bandas já nos habituaram a longas esperas por álbuns de qualidade acima da média. Como tal, This Harmonic Consonance não foge à regra, e apresenta-se já como um dos lançamentos no campo do prog/power a ter em conta em 2012.

Após o breve interlúdio Giorno Del Giudizio, o excelente riff inicial de Colours Of Chaos é logo uma chapada para quem tem a infeliz pretensão de ouvir o disco como qualquer tipo de música de fundo, e o consequente desenvolvimento do tema em nada lhe fica atrás, com destaque para os versos iniciais bem agressivos e um refrão marcante. Embora os teclados estejam sempre presentes, o peso que os Lanfear dão aos seus temas é por demais evidente, com as guitarras, pesadas como se quer, bem à frente na mistura. E quando se tem uma secção rítmica capaz de constantes alterações de tempo, então prevalece a certeza de que monotonia não será algo a encontrar em This Harmonic Consonance.

Se instrumentalmente a coisa já está bem oleada, então vocalmente não deixa de ser menos surpreendente, pois Nuno Fernandes mostra-se um vocalista mais do que capaz, e pródigo em brindar-nos com vários tipos de timbres e estados de espirito, desde o desespero e raiva de Camera Silens, passando por ocasionais berros mais agudos, ou mesmo um registo mais suave e sereno quando a musica assim o exige. É que os Lanfear mesmo quando acalmam, não deixam de ser menos interessantes, como nos interlúdios de Idiopathic Discreation, ou no intenso Words Not Spoken, a mostrar que nem é preciso grande distorção para escrever um tema carregado de emoções negativas, algo omnipresente tanto na aura como nas letras ao longo deste disco.

No fundo This Harmonic Consonance é uma álbum recheado de pormenores a serem descobertos com bastantes audições, com o bónus dos temas também não se estendem em demasia, sendo que apenas Idiopathic Discreation ultrapassa a barreira dos sete minutos. Não será mesmo descabido dizer que este é o disco ideal para quem não gosta de power metal e/ou não tem paciência para os exibicionismos do prog.

E com isto resta saber, por quanto tempo teremos que esperar por mais uma pérola destes alemães? É que se o segredo desta qualidade for mesmo a espera, então há quem não se importe de o fazer sentado com um sorriso nos lábios.

Nota: 8.8/10

Review por António Salazar Antunes