About Me

Endstille - "Kapitulation 2013" Review


Os Endstille são uma banda com uma regularidade discográfica impressionante, tendo lançado todos os anos desde 2001 (um ano após a sua criação) um trabalho, exceptuando em 2012, onde se incluem uma demo, dois splits e oito álbuns, cujo "Kapitulation 2013" é a última adição a essa soma. Considerando que se trata de black metal, alguns podem apontar que não há muito cuidado com a composição, o que pode explicar essa assiduidade, mas pelo início do álbum com "Aborted" e "The Refined Nation", até é algo que cala um pouco esses preconceitos imediatos. É certo que o black metal pode até nem ser dos estilos mais exigentes a nível técnico ou de arranjos nas suas composições, mas não será igualmente fácil fazer malhas com o ambiente certo, tarefa atingida em parte nestas dez músicas.

Apesar da repetição normalmente associada ao estilo, é necessário haver algum talento para que essa mesma repetição se torne como um ponto positivo e não como um marasmo. O álbum é variado ao ponto de impedir que isso aconteça - a excelente cover de "Blasphemer", dos Sodom, estrategicamente colocada a meio do álbum, ajuda a muito para que isso seja atingido, embora exista algumas músicas que não estejam tão bem a esse nível, como a "Reich An Jugend", "Monotonus 2013" (o que não deixa de ser irónico) e a "KDF 511". Aquele tipo de faixas que não podendo ser classificadas como más, também têm um certo cheiro a filler.

No geral "Kapitulation 2013" não é um mau álbum, apenas sofre de um mal que poucas bandas do género conseguem ultrapassar, que é... fazer um álbum que seja nitidamente black metal, cumprindo todas as regras, mas que se torne válido por não ser uma repetição daquilo que já foi feito vezes sem conta no passado. Parece ser um paradoxo mas não é impossível de atingir. Assim sendo, é um álbum que convive bem na discografia da banda alemã mas que poderá indicar a chegada desta a um beco sem saída a nível criativo. Por enquanto, a média ainda é bastante positiva e isso chega.


Nota: 7.3/10

Review por Fernando Ferreira