About Me

Tsjuder - "Antiliv" Review


Os Tsjuder até podem ser uma banda relativamente recente em termos discográficos (o primeiro álbum "Kill For Satan" é de 2000), mas cada trabalho seu parece que é saído do início da década de noventa. "Anitiliv", o quinto álbum, é apenas mais um exemplo disso mesmo. "Kaos" explode nas colunas e solta uma geada escandinava à nossa volta que nos faz sentir como se fossemos transportados no espaço e no tempo. Tecnicamente não há nada de extraordinário com a dita faixa, mas o ambiente, aquele difícil de recriar, esse é perfeito. Aliás, como já é apanágio destes noruegueses.

Podem até não ser um dos nomes citados quando se fala de black metal clássico, mas sem dúvida que é um dos mais fiáveis. E como o black metal trve não significa propriamente blastbeats com produção manhosa, temos oito faixas dinâmicas que tanto nos remete para o tremolo picking furioso como para os momentos mais compassados e até com, benzam-se, groove - a épica "Krater" é um excelente exemplo. Por outro lado, a produção é cristalina e evidencia todo o poderio sonoro que advém do power trio norueguês. Apesar da qualidade ser constante na sua discografia, é fácil notar um aumento de qualidade em relação ao que está para trás, assumindo-se este "Anitiliv" como um dos momentos mais esclarecidos de toda a sua carreira.

Todo o álbum é coeso não sendo possível assinalar qualquer destaque, pelo que será aconselhável ouvir do início ao fim e repetir a dose várias vezes. É o tipo de álbum em que entra à primeira, sem qualquer dificuldade, mas que a cada audição é possível sempre capturar coisas diferentes, estados de espírito e pormenores diferentes. Para quem é fã da segunda vaga de black metal e está cansado da experimentação que o estilo tem vindo a sofrer nos últimos tempos, tem aqui o melhor dos antídotos: "Antiliv". Qualquer uma destas faixas é comprovativo disso mesmo.


Nota: 9/10


Review por Fernando Ferreira