About Me

Avi Rosenfeld - "Very Heepy Very Purple IV" Review



Gostaríamos de dizer que aqui na Metal Imperium acompanhamos a carreira deste talentoso guitarrista, mas ela é tão extensa que apenas conseguimos apreciar cada novo capítulo da sua saga "Very Heepy Very Purple", que tal como o próprio nome indica, tem como base as suas influências musicais que contém como principal referência os Deep Purple e os Uriah Heep. Desta vez, o músico acrescenta a estes nomes outros como Dio, Rainbow, Iron Maiden, e Yngwie Malmsteen, embora esteticamente os dois primeiro nomes referidos sejam aqueles que saltam logo à vista. Ou ao ouvido neste caso.

Tal como anteriormente, temos dez músicas, cada uma delas com um alinhamento diferente, sendo que o único denominador comum é mesmo o amigo Avi Rosenfeld. Curiosamente neste trabalho o grande foco das composições nem é mesmo a guitarra e sim os teclados - não querendo isto dizer que a guitarra entre muda e sai calada, até porque solos ínspirados como o do tema "Lancelot" e "Treason" são algo constante. No entanto, são os teclados, ou melhor, o orgão hammond que molda este lançamento. Também temos a bela da música instrumental, aqui na figura da "Hava Nagila" conhecida melodia tradicional associada ao povo hebraico (o amigo Avi é israelita) que recebe~aqui um tratamento rock de qualidade.

Ao vigésimo quinto álbum (25!!) já não existe muitas dúvidas em relação ao seu talento embora também nos pareça que o seu registo não vá mudar muito mais além do que tem sido apresentado neste projecto. Orientando o seu virtuosismo mais para a composição do que para a exibição gratuita dos seus talentos como guitarrista, este é um álbum que vai interessar mesmo para quem gosta de guitarradas que têm como som constante o orgão hammond, ou seja, todos aqueles que gostariam de viver na década de setenta. O tempo não anda para trás mas de vez em quando apanhamos máquinas do tempo assim.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira