About Me

Dollar Llama - "Grand Union" Review



Parece mentira mas já lá vão seis anos desde que foi lançado "Under The Hurricane". O tempo voa, principalmente se tivermos em consideração que se teve este tempo todo sem um novo álbum dos nossos Dollar Llama e do seu som de puro rock energético e pujante. A expectativa já era alguma mas "Grand Union" não as defrauda, nem por um único segundo. Por vezes, o melhor é manter as coisas mesmo simples e é o que a banda lisboeta faz em temas como "Howl" e "Jaws". A simplicidade dos seus títulos condizem com o som forte e directo, perfeito para quem apenas quer rockar como nunca.

Aquilo que sempre pautou a banda foi a sua base bem assente no rock, mas sempre a ir beber um pocuo a algumas influências metálicas, que continuam a surgir bem expressivas aqui. No entanto, a principal razão do triunfo da banda é não se poder dizer que existe uma separação das águas. A identidade da banda já está bem estabelecida e não se consegue separar uma coisa da outra. Assim sendo, um tema com um groove demolidor como a "Bloodthunder" contém tanto de rock/stoner sulista de uns Corrosion Of Conformity na sua fase Wiseblood, como a potência de uns Overkill no "I Hear Black" ou de uns Sacred Reich no "Heal".

Não se pense que pela descrição talvez distinta atrás, de que teremos aqui um trabalho aborrecido e sem dinâmica para aqueles que não apreciam muito a faceta rock ou metal da música da banda. Os Dollar Llama vão desde o rock ao stoner, sem esquecer de passar pelo doom e pelo sludge, trazendo-nos ainda à memória bandas como Down, Floodgate e Crowbar. É um trabalho orgânico em tempos de música de plástico, a provar que ainda é possível respirar, ler e ouvir coisas feitas pelo homem. Neste caso, feito pelos homens, dez faixas de uma qualidade inegável. Um grande álbum, que cresce dentro do ouvinte sem encontrar qualquer tipo de resistência. Mais um vício garantido.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira