About Me

Rose'n - "Wake Up" - Review


Há muitos mistérios insondáveis no Universo. É possível viajar através de buracos negros? Será que alguma vez vamos conseguir com que as corporações que dominam o mundo não destruam o nosso planeta em busca de lucro? Haverá algum governo que lute pelos interesses do povo? O que raio significa “Rose’n”? Embora sejam dúvida que nos inquietam, também já aprendemos que é melhor não lhes dar muita importância. Neste caso concreto, mesmo que não saibamos o que significa “Rose’n”, sabemos que é uma banda de hard’n’heavy alemão que apesar de uma já longa existência, apenas agora chega ao seu primeiro álbum.

Tudo em “Wake Up” aponta para uma outra época temporal  que não esta. Desde a capa ingenuamente ternurenta e horrível ao mesmo tempo, até à estrutura de cada uma das músicas aqui apresentadas. Segundo o comunicado de imprensa que a Pure Steel emitiu sobre este trabalho, a editora/agência de promoção tenta ajudar bandas que ainda não tenham encontrado editora e os Rose’n que já tem uma carreira de trinta anos, ainda que intermitente, e uma longa experiência no que diz respeito a tocar ao vivo, tendo conseguido criar algum nome na cena local. O que nos diz que esta terá sido uma banda que nunca conseguiu, seja que por motivos forem, rasgar para uma carreira mais sólida e profissional.

Poderíamos ser insensível e pegar no facto da sua inexperiência no que aos álbuns diz respeito e de apresentarem agora um trabalho que deveriam ter apresentado quinze anos atrás para os deitar abaixo por completo. A verdade é que sendo produzido pela própria banda e de no geral se tratar de um trabalho competente ainda que não conseguindo apresentar rasgos de brilhantismos (ainda que com alguns momentos inspirados como a excelente “Take Me To The Top” ) impede que o façamos. Dá-se mais valor a uma banda como estas e a um lançamento como estes do que propriamente a qualquer jovem grupo que queiram apanhar a moda das 6:00h, apresentando algo que já estamos cansados de ouvir. Trata-se de um trabalho com as suas limitações mas acima de tudo, honesto. E isso, nos dias que correm, tem muito valor.


Nota: 6.8/10

Review por Fernando Ferreira