About Me

Unherz - "Jetzt Oder Nie" Review


Ao ver o título, o amigo leitor provavelmente estará a pensar - "pronto, lá vem este fazer comparações parvas com os Rammstein só por causa de cantarem em alemão". E não será por acaso que pensam algo assim, porque é realmente algo que acontece algumas vezes, sempre que surge uma banda alemã a cantar em alemão. Neste caso, teremos que resistir a essa tentação de seguir pelo facilitismo e até somos ajudados porque os Unherz nem andam muito pelas sonoridades electrónicas e baseiam o seu som mais no rock/hard'n'heavy propriamente dito.

O tema título que abre o trabalho é um excelente exemplo em como o ponto forte da banda é mesmo a melodia e os refrões pegajosos. Sim, cantam em alemão e têm refrões se colam aos ouvidos e à cabeça por consequência. Só por isso já merecem muito mérito. Diz o comunicado de imprensa que a banda focou nestas músicas poderosas críticas à indústria da música, ao cada vez mais crescente Estado de vigilância e a questões da vida em geral. Teremos que acreditar porque não conseguimos perceber, como seria de prever, já que o alemão não é o nosso forte, mas colocando de parte essa questão, a emotividade das músicas estão bem presentes.

O que também está bem presente é o groove e as melodias vencedoras. Mesmo para quem não aprecia música cantada em alemão, e gosta de hard rock, não terá como negar que este trabalho está realmente muito acima da média. Talvez a linguagem seja um handicap e esteja a reter a banda, impedindo-a de alcançar voos mais altos, mas a partir do momento em que a mesma faz o que faz com dedicação e que isso mesmo se nota no produto final, não há mais nada a assinalar. Um álbum para ouvir com prazer, deixando de parte o preconceito.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira