About Me

Blackdeath - "Totentanz" Review


Os Blackdeath não tocam black/death. Era só para começar esta análise de forma esclarecedora. Com uma carreira com já quase vinte anos e oito álbuns de originais, até que não é descabido termos uma compilação da banda – isto, partindo do principio de que a sua música realmente justifica o lançamento. E quanto a isso… não temos uma resposta esclarecedora e sólida. A banda russa toca um black metal primitivo, desagradável e quase, minimalista – vamos considerar minimalista pela produção podre e pelas estruturas algo básicas das suas composições, mesmo sabendo que há entidades que vão muito mais longe neste aspecto.

Não se pense, no entanto, que se trata de uma compilação típica, já que o foco aqui é o split com os Mortifera de 2004 e o split com os Leviathan (intitulados “Totentanz I” e “Totentanz II”). Apesar de algum do underground seja avesso a estas coisas, as faixas que temos aqui foram remasterizadas mas como disse atrás, não é por causa disso que o som deixa de ser podre e minimalista – o enxame de abelhas nas guitarras do black metal são como as baratas. Vão sempre sobreviver.

Poderá ser uma boa introdução para quem não os conhece embora, verdade seja dita, não é por causa disto que quem não goste de black metal vai ficar rendido à causa. Não quer isto dizer que é um lançamento dispensável. Para os colecionadores do underground, é uma boa forma de apanhar uma versão (supostamente) melhorada de dois lançamentos que não são propriamente fáceis de apanhar e de ter uma boa perspectiva de uma das mais interessantes bandas do metal extremo russo.

Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira