About Me

Lebensnacht - "A Raging Storm Of Apocalypse" Review


O início do tema “Dark Clouds Gather” até poderia enganar aqueles que não conhecem Lebensnacht, a one-man-band (mais ou menos já que na realidade, desde 2015, trata-se de um duo, juntando-se a Robert Brockmann, o habitual faz tudo, o baterista Martin “Lord Skull” Krell que tem aqui a sua estreia discográfica. Para quem conhece a banda, sabe exactamente o que esperar: black metal a pender para o melancólico e atmosférico e de produção podre.

Daí o início do dito primeiro tema poder enganar os mais incautos. Poderia apontar para algo mais atmosférico e ambiental, algo que a produção podre, principalmente no que diz respeito ao som da guitarra desfaz por imediato. Não é uma transição fácil mas depois da devida ambientação, sentimo-nos como peixe na água. Independentemente da sua duração, os temas são por norma épicos e têm todos uma atmosfera muito própria, e conjugam todos muito bem entre si.

Assim, tanto um tema de três minutos como “The End Is Near” como um como “Into Cosmic Eternity” de sete minutos têm um forte feeling épico e atmosférico que nos transmitem exactamente as sensações atmosféricas que esperamos que um trabalho dos Lebensnacht nos transmita. Com todas as transformações que o black metal tem passado, é bom ver que não é necessário grandes invenções para juntar melodia à negritude vigente, uma fórmula que é tudo menos nova mas que resulta quase sempre bem. Este é um dos casos positivos.


Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira