About Me

Cardiac - "Sangrar Hasta Lograrlo" Review


Quando temos uma banda suiça que nos surge, qual seria a língua que esperaríamos? Alemão, italiano… francês? Então quando nos surge os suiços Cardiac a cantar em espanhol desde o início da sua carreira – aliás, na sua apresentação na página do facebook, o que abanda diz sobre ela é que se trata de hardcore/stoner metal espanhol da suiça, o que poderá soar tão estranho como jazz/grindcore indonésio do Canadá. Questões secundárias aparte, a banda já tem quatro álbuns no bucho a contar com este Sangrar Hasta Lograrlo”.

O que podemos ouvir é mesmo o que a banda diz, hardcore/stoner espanhol. Já aqui falámos antes que as bandas espanholas (mesmo sediadas na Suiça) ou que cantam em castelhano, têm uma apetência para o som potente e raivoso, sendo que aqui a característica que resulta da tal união entre o hardcore e o stoner é mesmo um groove que se torna contagiante em pouco tempo. A parte má é que apesar de ser contagiante, não tem grande alcance, profundidade ou consequência e esse é o mal do groove. Pode até fazer-nos bater o pé e abanar a cabeça mas quando termina (o álbum), não fica grande coisa.

Existem momentos surpreendentes com alguma profundidade como a melancólica “Si Dios Fuera Una Metafora”, que vão um pouco contra a corrente do resto do álbum, mas o feeling no final da audição é de matemática falhada. Temos potência nos riffs, músicos competentes, entrega nas músicas, produção que ajuda a salientar tudo o que está para trás e a soma disto tudo não é um álbum bom(ba), e sim um trabalho um pouco acima do mediano que infelizmente não nos consegue cativar como desejaríamos.

Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira