About Me

Mithridatic - "Miserable Miracle" Review


Há álbuns de estreia que nos surpreendem. Que parece que surgem de um poço qualquer sem fundo e que querem, à força toda, e neste caso nem é preciso muita, para nos levar para o sítio de onde vieram. Os Mithridatic são franceses e têm aqui em "Miserable Miracle" um potente trabalho de estreia - longa-duração, já que a banda já tinha editado anteriormente uma demo e um EP, respectivamente. Com uma intro arrepiante na forma de "The Supply..." (sabem quando vos falam que a música num filme é o actor principal? Se ouvirem esta intro, percebem perfeitamente o que essa frase significa) e com uma primeira malha, "... For Terror And The Crowd", que estabelece logo o padrão para o resto do álbum, fica-se logo rendido.

Não conseguimos perceber se temos um death enegrecido pelo black metal ou se um black metal embrutecido pelo death metal, não conseguimos perceber onde começa um e acaba o outro mas aquilo que percebemos é que os dois estão fundidos e que o proveito é todo nosso. Do início ao fim, é um desfilar de porrada necromantica, misantrópica e simplesmente selvagem, obdecendo certos padrões - ritmicamente é um álbum fortíssimo, aliás é um álbum fortíssimo em todos os aspectos - mas ainda assim não deixando de impressionar pela sua violência.

Não é a questão de ser negro, não é a questão de ser violento. É a questão de ser tudo isso, mas ainda assim apresentar músicas memoráveis - perante aquilo que se considera o normal do metal extremo - e uma dinâmica invejável. Atenção que quando falamos de dinâmica, não estamos a dizer que temos momentos mais calmos ou introspectivos. A brutalidade está sempre em altas (até na já referida intro), a questão é que a mesma é nos servida com uma boa variedade de vocalizações, com harmonias de guitarras, solos e soluções de composição e arranjos que resulta sempre. É oficial, estamos rendidos.


Nota: 9/10


Review por Fernando Ferreira