About Me

Nucleus - "Sentient" Review


Mais um álbum de estreia, mais um bom nome a surgir nos escaparates do underground do death metal. Os Nucleus surgem-nos dos E.U.A. e apresentam-nos um death metal técnico meio old school meio experimental (mais uma vez, um forma para evitar de dizer esquisito). Quando a introdução "Sentience" apontava para algo mais lento, mais doom, "Dosadi" desfaz as dúvidas. Quer-se dizer, não é propriamente composto por blastbeats e guitarradas as 200 bpm, mas também não é a lentidão misantrópica para qual a intro apontava.

Em vez disso temos um forte feeling old school, de tal forma que se não soubessemos que se trata do primeiro álbum da banda em 2016, ficaríamos convencidos de que se tratava de uma proposta gravada para aí em 1990 por bandas como Pestilence, Incubus e/ou Atheist. Mas não, trata-se mesmo de um álbum fresquinho, com death metal nostálgico que, apesar de ter tudo para cheirar e saber a ranço, bate-nos como uma lufada de ar fresco. Talvez seja nostalgite aguda, talvez seja outra condição qualquer não relacionada com o que podemos ouvir, mas para nós, é mesmo porque a música é boa. A música sendo boa, é intemporal.

Destacamos malhas como "Swarm", "Insurgent" e "Ancient" como aquelas que mais nos batem. Individualmente, todas são boas, no entanto, quando juntamos tudo neste álbum, é impossível não chegar a uma certa altura e não haver cansaço, seja pela produção - nostalgia até um certo ponto, venha daí o som potente e cristalino - seja pelas músicas que parece que ainda não estão propriamente naquele ponto. Não é perfeito mas é uma boa surpresa e uma boa indicação para o futuro (mais uma) da música pesada norte-americana. Eles não andam propriamente a dormir.

Nota: 7.4/10

Review por Fernando Ferreira