About Me

Stangala - "Klañv" Review


Que grande som têm estes Stangala, embora, tenhamos que admitir, que o mesmo é um pouco estranho. E inqualificável. É muito difícil conseguir dizer qual o género onde os Stangala colocam as mãos quando estes parecem ser um polvo, tentando (e conseguindo) agarrar uma série de coisas diferentes. Temos um forte feeling stoner/doom, mas depois temos momentos de intensidade bruta que nos parece qualquer coisa mais hardcore (isto sem ter propriamente breakdowns e coisas do género) ou sludge, mas ao mesmo tempo temos alguns instrumentos (como gaita de foles, rabeca e saxofone ou coisa que o valha) que apontam na direcção do folk mas também do rock psicadélico.

E o mais engraçado? Resulta.

Se pegarmos um pouco na primeira música, a regravação do tema "Bigoudened An Diaoul" que surgiu originalmente no álbum de estreia lançado cinco anos atrás, temos logo uma excelente introdução à maluquice do mundo dos Stangala. Depois na "Hent Loar", temos algo mais introspectivo e menos expansivo, mas com uma densidade mesmo própria do sludge/doom que se prolonga também para a "Lutuned An Noz", sendo que a diferença é que esta última surge num registo uptempo, frenético e imparável, enquanto o tema-título já apoia-se mais no rock com groove em parceria com a costela folk.

Poderá parecer uma manta de retalhos mas a verdade é que "Klañv" resulta. Não será o álbum mais sólido de sempre - sólido no aspecto de haver um fio condutor de faixa para faixa, mas mesmo assim toda esta mistura toda resulta e faz sentido. Um álbum que intriga e que convida sempre a sucessivas audições e de audição em audição, vamos ficando agarrados, até que já não há mais nada a fazer. Muito interessante.


Nota: 7.7/10

Review por Fernando Ferreira