About Me

Black Beast - "Nocturnal Bloodlust" Review


13 são os anos que separam este trabalho do último registo, um split com Bloodhammer (“Unholy Finnish Black Horror Union”), mas notamos que a distância temporal não retirou a força nem a raiva que sempre fez parte do ADN destes finlandeses.

Essa raiva está bem presente no trabalho de guitarras, na minha opinião o ponto forte deste álbum: há riffs melódicos – na esfera do Black Metal – há riffs mais Heavy Metal tradicional, outros que nos transportam para a cena sueca e a sua melodia bem latente. Tão sueco me soa que, em momentos, me transmitiu um feeling bastante “Watainano”, o que não é, de modo algum, mau!

A bateria marca um passo sempre bem consistente: fúria e força. Há pequenas nuances, como shifts de ritmo (“Your Cold Grave”) que oferecem ao álbum uma fluidez e uma dinâmica muito bem-vindas. As vocalizações são agradáveis, harmonizam-se bem com toda a construção musical.

Em “Words of Leviathan”, os detalhes de ambiências no background, dão à música uma outra aura, um outro “peso”. No decorrer de todo o trabalho, existem pequenos apontamentos que mudam, não só a fluidez do mesmo, como o ritmo do tema e a força que se retira deles! “Unholy One”, lento, bateria bem marcada e a guiar o caminho, bons riffs de guitarra! Um bom exemplo da dinâmica e diversidade destes Finlandeses.

Overall é um conjunto de temas que não compromete, mas de igual modo não levará estes Black Beast ao mais alto topo do Black Metal mundial. Apresenta particularidades muito bem concebidas e muito bem colocadas – pequenas ambiências, por exemplo - as vocalizações são bastante boas e o trabalho de guitarra deixa a sua marca, sendo o ponto forte destes 9 temas “Nocturnal Bloodlust” e o seu pequeno solo!

Em jeito de (real) conclusão: é um bom regresso, sim, e estou curioso para ver que direcção tomam a partir daqui.

Nota: 6/10

Review por Daniel Pinheiro