About Me

Entrevista aos Forgotten Tomb


Os Forgotten Tomb acabam de lançar o seu décimo álbum de estúdio, "Nihilistic Estrangement", que abre um novo capítulo para a banda e, possivelmente, uma nova trilogia. Musicalmente falando, há referências a todas as eras da sua carreira, mas parece muito refrescante e extremamente pessoal... é 100% Forgotten Tomb. As letras e conceitos deste álbum são extremamente misantrópicos. A capa do álbum é uma pintura, desenhada especificamente para este lançamento pelo artista Paolo Girardi. A Metal Imperium conversou com o vocalista e guitarrista Ferdinando “Herr Morbid” Marchisio sobre o lançamento do novo álbum neste tempo de pandemia e as suas expectativas para o futuro próximo. Continuem a ler…

M.I. – Antes de mais, parabéns pelo novo álbum "Nihilistic estrangement"! O título do álbum foi escolhido antes do mundo ter sido afetado pelo corona vírus, mas parece encaixar-se perfeitamente na situação atual, não concordas?

Obrigado. Sim, o álbum saiu no momento certo, mesmo que o significado original do título (e faixa-título) tenha mais a ver com distanciamento mental pessoal do mundo exterior e dos tempos modernos, do que com afastamento físico. Ainda assim, muitas vezes, as duas coisas andam de mãos dadas, e, falando por mim, diria que o bloqueio apenas exacerbou o meu distanciamento habitual. Estranhamente, o álbum também apresenta uma faixa intitulada "RBMK", em que a letra invoca um tipo de desastre global que encerra a humanidade, que soa muito como uma coincidência sinistra, considerando o que aconteceu com toda a pandemia de Covid-19 logo de seguida.


M.I. - De acordo com o comunicado de imprensa, “Nihilistic estrangement” captura a essência dos Forgotten Tomb. Qual é a vossa essência, afinal?

Se te referes a mim como pessoa, é uma pergunta muito difícil, que receio não poder responder. Em relação à banda, não escrevemos isso, a editora é que o fez, por isso também é uma pergunta difícil, mas, provavelmente diria que a essência dos FT é algo relacionado com a melancolia, negatividade, misantropia e niilismo. Está relacionado a uma visão sombria e pessimista da vida e das relações sociais. Musicalmente falando, é a personificação de todas estas coisas e a constante pesquisa de novas maneiras de expressar esses sentimentos na música.


M.I. - Este é o décimo álbum de estúdio da banda. A produção de um álbum fica mais fácil com o passar do tempo?

Na verdade, porque sempre tentamos fazer algo diferente a cada álbum, ao longo dos anos, trabalhamos com diferentes produtores, mesmo do estrangeiro, tentamos diferentes estúdios e técnicas, etc. Desta vez, em particular, decidi produzir o álbum pessoalmente e o nosso baixista Alex misturou-o, por isso não podíamos fazer asneira! Foi um trabalho árduo, com cansativas sessões de 15 horas e coisas assim, mas valeu a pena.


M.I. - Hoje em dia, os álbuns são super produzidos e essa é uma das razões pelas quais vocês usaram algumas técnicas analógicas vintage para "Nihilistic Estrangement". Em termos de som, quais são as principais diferenças entre este álbum e o anterior? O álbum foi masterizado por Jack Control nos Enormous Door Studios (Darkthrone, Aura Noir, Martyrdod), produzido pelo vocalista e guitarrista Ferdinando "Herr Morbid" Marchisio, e misturado pelo baixista Alessandro "Algol" Comerio. Quanto tempo durou o processo? Quão fácil / complicado foi?

Trabalhamos com alguns bons produtores nos últimos anos, mas queríamos algo diferente desta vez, pois, como disseste, todas as produções atualmente soam igual, principalmente em termos de bateria; tudo é super produzido, todas as guitarras soam como se usassem plugins digitais e isso é incrivelmente chato. Esses álbuns não resistem ao teste do tempo, e eu queria algo que tivesse personalidade própria. Basta ver o que os grandes nomes do hard rock e do heavy metal fizeram no passado, quando todas as bandas tinham o seu próprio som peculiar e ainda podemos ouvir esses clássicos, porque são atemporais. Decidi produzir o álbum pessoalmente e escolhi microfones para todos os instrumentos, usando o mesmo equipamento vintage dos anos 60/70 usado pelos AC / DC (e outras bandas da época), também tocando em alguns instrumentos e amplificadores antigos do início dos anos 80. Também gravámos tudo em fitas analógicas. Eu queria que as performances dos músicos se destacassem e que o som geral fosse mais fiel aos nossos concertos ao vivo. Todas as bandas deveriam ter o seu próprio som num álbum, em oposição à tendência de hoje, onde praticamente todos os álbuns e bandas parecem iguais. Em seguida, misturamos com o nosso baixista Alex e fizemos a masterização nos Enormous Door no Texas, porque eles também receberam equipamentos analógicos e o Jack Control trabalhou com bandas que procuravam uma abordagem semelhante, como os Darkthrone e os Poison Idea. O resultado geral parece mais quente e menos polido do que os discos de hoje, mas tem uma personalidade e um caráter que se destacam em comparação com as produções genéricas que são populares ultimamente. Também seguiremos esta rota no futuro, com alguns pequenos ajustes. O processo de gravação, mistura e masterização de "Nihilistic Strangement" levou cerca de 10 a 15 dias no total, dividido numa sessão principal e em outros dias aqui e ali, pois usamos dois estúdios + o estúdio para a masterização.


M.I. – A vossa discografia sempre foi dividida em trilogias e é a vossa marca registada. Então, supostamente, o décimo álbum também marca o início de uma nova trilogia. Como será desta vez? 

Sim, todos os nossos álbuns estão divididos em trilogias. Começou por acaso, mas agora tornou-se uma tradição. Todas as trilogias apresentam algum tipo de som semelhante entre os álbuns, mesmo que gostemos sempre de tornar cada álbum diferente. Mas, se comparares "Songs To Leave", "Springtime Depression" e "Love's Burial Ground", todos têm coisas em comum e são considerados clássicos depressivos de black metal; "Negegal Megalomania", "Vol 5" e "Under Saturn Retrograde” marcaram uma era diferente da banda, com a introdução de vozes limpas e estruturas mais progressistas e elementos pouco comuns; enquanto “…And Don’t Deliver Us From Evil”, “ Hurt Yourself and The Ones You Love ”e“ We Owe You Nothing ” partilharam o aumento do peso dos elementos sonoros e sludgier. “Nihilistic Estrangement” abre a 4ª trilogia, e acho que os próximos dois seguirão os seus passos, pelo menos na abordagem geral, mas com os FT podes sempre esperar algumas surpresas, especialmente porque eu sou o primeiro a não saber onde o próximo álbum me vai levar. Eu deixo a inspiração guiar-me nas composições e depende muito do que está a acontecer na minha vida naquele momento em particular. Também gosto de encontrar um nicho que é relativamente inexplorado musicalmente, então geralmente tento agitar um pouco as coisas e tentar parecer um pouco novo e diferente das outras bandas. Gosto de manter o nosso som de marca registada, mas ao mesmo tempo tento que seja difícil catalogarem-nos. Fico feliz quando alguém diz que não soamos como nenhuma outra banda porque soamos como Forgotten Tomb. Atualmente, é realmente difícil criar algo totalmente inovador, mas ainda há espaço para misturar as coisas e criar um som próprio.


M.I. - Os principais temas líricos dos Forgotten Tomb estão centrados na depressão, isolamento, estranhamento e niilismo... bastante adequado para estes tempos difíceis que o mundo está a viver. O que continua a inspirar-te nestes temas?

Eu sempre me inspirei na minha própria vida e experiências e nas coisas que vejo a acontecer à minha volta, nas pessoas que conheço ou no mundo em geral. Nunca entrei em territórios relacionados com fantasia, pois FT é uma banda muito baseada na realidade, geralmente com uma abordagem muito urbana dos temas desenvolvidos ao longo dos álbuns. Por um motivo ou outro, a minha vida nunca foi particularmente feliz, passei por muitas merdas pessoais, cruzei caminho com a morte algumas vezes (principalmente devido a acidentes de carro, mas também à autodestruição geral) e sofri fisicamente vários problemas com a minha saúde, portanto nunca tive coisas muito positivas pelas quais ansiava na minha existência e, quando o fazia, elas não duravam muito. Sempre enfrentei todas as minhas lutas como um homem, mas mesmo que continuasse a lutar com todas essas coisas, fiquei com cicatrizes, físicas e mentais, e partes de mim morreram ao longo dos anos. Às vezes, as minhas letras tentam transmitir um pouco desse sofrimento e, ao mesmo tempo, são muito odiosas porque não gosto da humanidade. Há sempre algo inspirador para escrever, porque a vida é uma porcaria 90% do tempo e as pessoas são horríveis o tempo todo. Portanto, como banda não nos sentimos forçados a seguir um guião que se ajuste à nossa imagem ou algo assim... simplesmente, não há nada de positivo para escrever e, quando vivo um momento relativamente tranquilo na vida, não escrevo letras para os FT.


M.I. - O registo termina em alta com “RBMK” que tem um grande e brutal acabamento de Black Metal. O que significa RBMK?

Significa "Reaktor Bolšoj Moščnosti Kanalnyj" e foi o reator que explodiu e causou o desastre de Chernobyl. As letras foram escritas durante um momento de extrema frustração e, basicamente, invocam um desastre global que afetou a raça humana. Eu escolhi o nome do reator para implicar um desastre nuclear, mas poderia ter sido realmente qualquer coisa, até Covid-19. É mais sobre o conceito em si do que sobre o tipo de desastre ou praga. Musicalmente falando, é uma das músicas mais Black Metal que já fizemos... eu queria fazer algo apocalíptico e implacável como "Transylvanian Hunger" e coloquei arpejos e dissonâncias estranhas em toda a música para criar um sentimento de desorientação. Se ouvires com o som bem alto, no fim, sentirás que a tua cabeça está a girar, como se estivesses bêbada ou drogada, porque a velocidade implacável e os arpejos circulares realmente te deixam doente. É basicamente uma música tradicional de Black Metal, um retrocesso para a atmosfera que o género tinha em meados dos anos 90 (que eu vivi o tempo todo), mas com algum tipo de qualidade hipnótica devido aos arranjos que lhe coloquei. Decidimos colocar este tema no final do álbum, porque soa muito diferente do resto do material e funciona bem como música de encerramento, uma vez que é inesperado, mantendo um sentimento estranho.


M.I. - As faixas incluem referências a toda a discografia da banda. Por que decidiram fazer isso? Para fazer algo especial com o 10º álbum? É uma espécie de celebração?

Não foi realmente intencional e não nos preocupamos muito com aniversários. Passei por um bloqueio de escritor entre "We Owe You Nothing" e "Nihilistic Estrangement", mas agora que o superei, sinto-me muito inspirado, como se começássemos de novo como banda com este último álbum. Basicamente, percebi que estava a complicar demasiado as minhas composições nos últimos anos, reduzi um pouco as coisas e concentrei-me em escrever boas músicas, como as antigas bandas de rock costumavam fazer. Essa mentalidade beneficiou-me bastante e, basicamente, fiz as pazes com o meu próprio processo criativo. É importante que eu sempre seja original, mantendo-me fiel ao nosso som mas sinto que, às vezes, no passado recente, estava demasiado preocupado em ser rotulado de uma certa maneira. Desta vez, decidi fechar o mundo lá fora, sejam as expectativas dos fãs ou as expectativas dos membros da banda, e deixei as músicas fluírem das minhas mãos para a guitarra, sem pensar muito nisso. Escrevi e fiz demos da maior parte das músicas em duas semanas e os tipos da banda ouviram e disseram que era a melhor coisa que escrevi em anos, então soube que estava a fazer a coisa certa. Fizemos três ensaios e fomos diretos para o estúdio de gravação. Acho que o álbum inclui elementos de todos os nossos álbuns anteriores e talvez tenha um pouco mais de black metal do que o último álbum que fizemos, mas, ao mesmo tempo, tem coisas realmente estranhas, como influências soul, hard rock e blues, que fazem parte do nosso som pelo menos desde "Negative Megalomania", mas são mais evidentes aqui, principalmente por causa da produção reduzida. Temos guitarras de slides e blues, mas também solos de guitarra dupla ou efeitos que remontam à dark-wave dos anos 80, como na faixa-título. Há também uma música rápida e hipnótica de black metal, que é muito old school. É um álbum variado, considerando que possui apenas seis músicas, mas ao mesmo tempo acho que é muito coeso. Gosto de lhe chamar "black rock" porque não é 100% black metal, mas também não é rock. É "black rock", ou "blues black", não sei se faz algum sentido, mas certamente é diferente do que está a acontecer atualmente no metal.


M.I. - A capa vem de um sonho recorrente que tiveste. Gostarias de nos contar mais sobre isso?

A ideia para a capa vem de um sonho recorrente que tive; a pintura deve ser vista de um determinado ponto de vista, pois no meu sonho eu estava a andar por um caminho cercado por quedas de água gigantescas, com a água a subir lentamente sob meus pés, enquanto no horizonte via uma terra selvagem e hostil, desprovida de qualquer civilização humana. Forneci um rascunho ao artista Paolo Girardi e expliquei-lhe o meu sonho e ele criou esta pintura, que é incrível. Queríamos uma obra de arte na onda dos álbuns do início dos anos 90, aqueles álbuns que comprávamos apenas por causa das capas incríveis; as obras de Dan Seagrave, Kristian Wahlin ou Andreas Marschall. Temos um grande artista na Itália, como o Paolo, que também está a receber o merecido reconhecimento internacional nos dias de hoje, e não havia necessidade de perguntar a outros. Ele fez o trabalho muito rápido e é um tipo fácil, portanto damo-nos bem.


M.I. - Quão estranho será lançar um álbum e não conseguir fazer a sua promoção corretamente? Na tua opinião, isso afetará as vendas? Como é que afetou os Forgotten Tomb até agora?

Até ao momento, não afetou as vendas, na verdade está a vender melhor que o álbum anterior. O confinamento foi de alguma forma benéfico, porque a maioria das pessoas não se distraiu a sair, a trabalhar, e ouviram música o tempo todo e tiveram tempo de se concentrar no álbum. Além disso, suponho que quando estás entediado em casa e não podes sair, não gastas muito dinheiro; portanto, se ouves algo de que gostas, talvez sintas mais vontade de pedir a cópia física imediatamente. Eu também comprei muitos álbuns durante este período. É claro que não ser capaz de promover o álbum com concertos ao vivo e tournées, que já estavam em andamento, provavelmente afetará o poder do álbum a longo prazo, especialmente considerando que hoje em dia há novos lançamentos o tempo todo. Espero que, quando tivermos permissão para tocar ao vivo novamente, as pessoas ainda estejam curiosas para ouvir o material ao vivo, já que nunca foi tocado, então ainda será novo. Veremos o que acontece.


M.I. - Sendo tu um niilista, estes dias fizeram-te mudar de ideia de alguma maneira? Confias mais ou odeias mais a humanidade agora? Já tinhas desejado que algo assim acontecesse? Acreditas que a humanidade é culpada pelo que está a acontecer? A natureza está finalmente a vingar-se?

Eu sempre preguei a minha antipatia pela espécie humana nas letras e nas entrevistas, e mentiria agora se dissesse que me importo. É claro que me preocupo com a minha família, colegas de banda, amigos íntimos e animais de estimação, mas essa sempre foi a minha maneira de pensar mesmo antes desta praga, por isso não é novidade. A maneira como o mundo estava a ir nos últimos 20 anos era autodestrutiva, por isso, de uma maneira ou de outra, suponho que a humanidade tivesse que pagar o preço mais cedo ou mais tarde. Como se costuma dizer, o carma é f*dido, não é? Além disso, em todo o mundo, o desenvolvimento do vírus provocou reações inesperadamente retardadas de alguns grupos de pessoas que mais uma vez me fizeram desejar a extinção humana imediata. A estupidez humana está realmente além de qualquer limite. Eu tento evitar ver TV e ler coisas nas redes sociais porque me irritam.


M.I. - O que os fãs podem esperar dos Forgotten Tomb no futuro próximo? Uma tournée? Já reagendaram os concertos que tinham planeado?

Estávamos a reagendar a nossa tournée europeia para outubro, mas é improvável que aconteça. Também deveríamos finalmente fazer uma tournée nos EUA, mas foi adiada para 2021. Suponho que tocaremos em algum lugar no final de 2020, se possível, mas espero que 2021 seja o momento em que iremos finalmente em tournée de novo. É realmente péssimo não poder tocar ao vivo, já que somos basicamente uma banda ao vivo e essa é a nossa principal fonte de rendimento como banda. Além disso, o novo álbum está a sair muito bem e fazer tournées para o promover teria sido muito porreiro. Realmente sinto falta do palco.


M.I. – Nestes dias de quarentena, têm trabalhado em material novo? O segundo álbum desta trilogia já está a ser produzido? O que nos podes dizer sobre isso?

Já comecei a escrever algumas coisas, mas estou num estágio muito inicial. Este novo álbum foi escrito num período muito curto e gravado imediatamente. Eu gosto de trabalhar sob pressão, porque muitas vezes tenho alguma urgência no som e algumas boas ideias, mas ao mesmo tempo é realmente stressante e com este novo álbum foi um pouco demais. Então, da próxima vez, quero estar pronto para o estúdio com bastante antecedência, para não ter que ficar maluco a tentar terminar tudo quando o horário do estúdio for reservado.


M.I. - A banda é considerada uma das verdadeiras criadoras do subgénero "Depressive Suicidal Black Metal". Como é ser considerado uma influência tão grande para um género? Como te sentes sendo uma espécie de "ídolo" para algumas pessoas?

Eu acho que é bom que muitas pessoas nos reconheçam entre os primeiros a definir um subgénero inteiro, é uma conquista importante que acho que merecemos plenamente. Ninguém estava realmente a tocar essas coisas quando eu gravei o primeiro álbum, "Songs To Leave", e mesmo comparando com alguns dos nossos colegas que eram principalmente orientados para o black metal, tínhamos uma enorme dose de desgraça e dark-wave que não era habitual; também toda a imagem urbana e os temas que exploramos nas letras eram realmente pouco comuns naquela época. Para as pessoas mais jovens que se aproximam do "DSBM" hoje, somos provavelmente uma de muitas, mas é importante lembrar que naquela época as coisas eram diferentes. Eu ouvi muita merda de puristas de black metal. O acrónimo "DSBM" nem existia no início dos anos 2000, então é engraçado pensar que agora é um estilo da moda. Dito isto, as coisas que criei nos três primeiros álbuns tornaram-se uma tendência por volta de 2005, e comecei a procurar maneiras diferentes de evoluir o estilo e o resto é história. Não gosto do que as pessoas chamam de "DSBM" hoje e acho que não pode ser comparado aos primeiros álbuns dos FT de nenhuma maneira por vários motivos. Não era para ser um subgénero em primeiro lugar, era apenas um punhado de bandas com algumas coisas em comum e eu gostaria que permanecesse assim. Não tenho interesse em ser um "ídolo" ou o que seja, mas aprecio ser respeitado pelo que criei; como não nos tornamos uma banda mainstream e houve uma mudança nas gerações, acho que muitas pessoas mais jovens ainda não sabem que algumas das bandas que agora ouvem foram fortemente influenciadas pelos FT. Goste-se ou não, sem os FT, as coisas seriam muito diferentes agora e talvez não falássemos sobre uma cena de "DSBM".


M.I. - A banda está em cena há mais de 20 anos... O que aprendeste até agora? Imaginaste que seria assim?

Na verdade, eu esperava que as coisas fossem bem melhores 20 anos depois, mas tenho que conviver com isso... (risos). O que aprendi é a não confiar em ninguém e a seguir o meu próprio caminho, mesmo que, infelizmente, ser inflexível não nos torne famosos na maioria das vezes. Também aprendi que o trabalho duro nunca para de verdade. Ainda existem pessoas que não sabem quem somos. Além disso, a chamada "cena" mudou muito em 20 anos e não gosto de como as coisas estão hoje. Muitas bandas inúteis, muitos guerreiros do teclado, muitos SJW (social justice warriors), muitos deslocados que não têm nada a ver com metal, muito hype para bandas imitadoras que não inventaram nada, muito hype para a imagem e falta de cultura na música. Acho que o metal hoje é uma porcaria, talento e originalidade infelizmente não são as coisas mais importantes como deveriam ser, mas precisas de viver com isso. Eu, certamente, cometi alguns erros também... mas é "viver e aprender", como eles dizem. Para as bandas mais jovens, hoje em dia, é mais fácil, porque na Internet há muitas informações e podes aprender coisas que antigamente tinhas que descobrir sozinho.


M.I. - Há mais alguma coisa que gostarias de acrescentar? Tudo de bom para os Forgotten Tomb e para o próximo álbum! 

Obrigado pela entrevista. Podem comprar o nosso álbum mais recente em praticamente todos os lugares. Também temos uma página no Bandcamp, na qual podem apoiar a banda diretamente:
Esperamos ver todos os fãs nos nossos concertos ao vivo o mais breve possível. Felicidades!

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca